Um contratorpedeiro – um tipo de navio de guerra – japonês que afundou durante uma batalha na Segunda Guerra Mundial foi descoberto no fundo do Oceano Pacífico mais de 80 anos após o naufrágio, anunciou a Ocean Exploration Trust.
O navio, chamado Teruzuki, foi encontrado ainda armado com cargas não utilizadas. A embarcação da Marinha Imperial Japonesa foi localizada por um veículo operado remotamente a mais de 800m abaixo da superfície do oceano, em um local próximo às Ilhas Salomão.
“Apoiado no fundo do mar a mais de 800 metros nas Ilhas Salomão, esta é a primeira vez que alguém vê o Teruzuki desde que ele afundou nas batalhas navais da Segunda Guerra Mundial em Guadalcanal”, disse o Ocean Exploration Trust.
Na época, Teruzuki, que significa ‘Lua brilhante’ em janponês, era comandado pelo Contra-Almirante Raizou Tanaka. O líder naval é lembrado por seus ataques perigosas e missões de abastecimento durante a madrugada na guerra.
O Teruzuki foi responsável por afundar diversos navios com o armamento de última geração. Em novembro de 1942, um dois contratorpedeiros foram afundados com tiros de canhão.
Porém, naquele mesmo ano, em dezembro, o Teruzuki foi alvo de lanchas de transporte de suprimentos americanas enquanto tentava proteger um comboio de navios de suprimentos. Ao ser atingido por dois torpedos, o leme do navio foi quebrado. Com isso, o navio ficou inutilizável. A tripulação foi resgatada ou nadou até a costa, mas nove homens morreram com o naufrágio.
O navio foi encontrado no dia 10 de julho. Ele havia sido desmembrado, com a popa e casco separados. As munições, porém, estavam intactas.
Fonte: Maria Fernanda Ramos-Itatiaia