O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), retomou as obras de construção de terceira faixa na MG-167, que liga Varginha a Três Pontas. Uma nova empresa foi contratada para realizar o trabalho.
A obra está avaliada em mais de R$ 38 milhões. Ao todo, serão recuperados 10 quilômetros de rodovia.
As obras chegaram a ser interrompidas pelo não cumprimento das metas por parte da empresa contratada.
“Toda vez que a gente inicia uma obra, a gente combina com a contratada um cronograma de execução de serviços e com base nesse cronograma a gente vai acompanhando exatamente para ver se a empresa está dentro da nossa expectativa e exatamente para garantir que a obra vai ser entregue com sucesso. No caso da empresa em questão ela não estava conseguindo performar e por essa razão nós interrompemos o contrato e foi necessário realizar um novo procedimento licitatório para contratação de nova empresa, podendo dar continuidade aos trabalhos de construção da terceira faixa e aumento da capacidade desse segmento“, disse o diretor de construção do DER-MG, Anderson Tavares.
Ainda conforme o diretor do DER-MG, apenas 6% da obra tinham sido concluídos pela empresa anterior.
“A empresa praticamente tinha realizado muito pouco ou quase nada, 6%, em uma obra a gente começa com a limpeza do terreno, a terraplanagem, para executar o acostamento e a terceira faixa, como a empresa praticamente não havia performado a gente, foi feito então levantamento qualitativo dos serviços restantes, foi feito novo processo licitatório, contratamos a empresa, demos ordem de início para essa empresa, que já está mobilizada, já está trabalhando, e agora exatamente locando para que ela possa fazer os serviços de limpeza do terreno e executar a terraplanagem para então ser dada início do serviço de terceira faixa e também dos acostamentos“, disse.
A expectativa agora é que a obra possa ficar pronta em até 8 meses.
“Foi elaborado um novo cronograma de obras, como eu falei a gente pactua para a empresa um cronograma de execução de serviços, a empresa tem oito meses para executar essa obra e a gente vai acompanhando mensalmente para garantir que tudo ocorra dentro do planejado para que a gente não tenha nenhuma surpresa desagradável“, concluiu.
A expectativa, segundo o diretor do DER-MG, é que a obra possa gerar uma economia anual de R$ 3,8 milhões com custos gerados por acidentes. Três Pontas, Varginha e Santana da Vargem são os municípios que devem ser mais beneficiados com a obra.
Fonte: G1 Sul de Minas