A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos de doenças vinculadas às mudanças climáticas nos próximos dez anos. Em um levantamento divulgado nessa segunda-feira (13), a organização destacou o combate às emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pela morte anual de mais de sete milhões de pessoas, como um dos maiores desafios da próxima década.

Segundo a OMS, a poluição do ar está vinculada ao aumento nos casos de câncer de pulmão, infartos, problemas cardíacos e pulmonares. O aumento nos casos de doenças tropicais também deve ser observado com as mudanças nas temperaturas.

“[Nesta década] vamos encarar ameaças e temos a responsabilidade de agir”, disse em nota o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus. “Não podemos arcar com o custo de não fazer nada.”

A preocupação com as emissões lidera uma lista com treze desafios globais em saúde que a organização levantou para a próxima década. Entre eles estão a ampliação do acesso à saúde básica, a preparação de nações contra epidemias e um maior investimento em saúde preventiva.

Veja a lista com os 13 desafios da saúde global:

  1. Trazer a saúde para dentro do debate climático
  2. Aumentar a atuação em áreas de conflito e crise
  3. Tornar o acesso a saúde mais justo
  4. Aumentar o acesso a medicamentos
  5. Acabar com doenças infecciosas
  6. Se preparar para epidemias
  7. Aumentar a proteção contra o uso de produtos perigosos
  8. Mais investimento para profissionais da saúde
  9. Aumentar a segurança sanitária de adolescentes
  10. Ganhar a confiança da opinião pública
  11. Dominar novas tecnologias para a saúde
  12. Evitar o uso indiscriminado de antibióticos
  13. Aumentar o saneamento básico

Melhoria no acesso

O acesso aos serviços de saúde deve ser ampliado, segundo a OMS, que defendeu uma maior assistência às populações mais pobres. Para esta instituição, é necessário repensar a forma com que populações periféricas acessam os serviços de saúde.

A organização defendeu uma maneira “mais justa” na distribuição dos pontos de saúde. A formação e o investimento em profissionais nestas regiões também é um dos desafios que a OMS disse que vai enfrentar nos próximos dez anos.

De acordo com a organização, um terço da população mundial não tem acesso a medicamentos e vacinas essenciais. A OMS estimou que, apenas neste ano, quatro milhões de pessoas morrerão por negligência nos tratamentos de doenças tropicais, facilmente evitadas pela imunização.

Preparação para epidemias

A organização alertou também para o surgimento, na próxima década, de uma epidemia em escala global, como foi o caso da gripe H1N1. “Não é o caso de perguntar se haverá uma próxima epidemia, mas quando”, disse o comunicado.

“Uma pandemia pode colapsar economias inteiras”, disse Ghebreyesus. “Países investem pesado em ações contra o terrorismo mas não contra o ataque de vírus que podem ser bem mais mortais.”

Casos de dengue, malária, zika, chikungunya e febre amarela também devem aumentar nos próximos anos por conta da migração dos mosquitos que são vetores das doenças pelas mudanças de temperaturas e a OMS recomendou que os países estejam preparados para o combate às infecções.

Defesa da população

O documento reforçou a importância de defender populações mais jovens que estão suscetíveis ao contato com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e também a adicções. A OMS já atua na criação de políticas públicas que protejam esta população.

A recuperação da credibilidade dos profissionais da saúde é outro desafio que a organização deve encarar nos próximos dez anos. A disseminação de mentiras em redes sociais compromete a saúde pública. A OMS disse trabalhar em parceria com as plataformas para o combate à desinformação.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: