A Polícia Civil de Formiga realizou na manhã dessa terça-feira (5) a operação ?Quatro Rodas? para apurar desmanche de veículos na cidade.
Foram cumpridos 13 mandados de prisão, 23 mandados de busca e apreensão, levando à 7 prisões e ainda ao fechamento de 9 oficinas mecânicas e um despachante por ordem judicial. As empresas envolvidas foram lacradas e os envolvidos que não foram encontrados, se manifestaram por meio de seus advogados, garantindo que se apresentarão à autoridade competente ainda nas próximas horas.
A delegada Maria Eduarda Lobato esteve à frente da operação que começou no mês de abril deste ano, quando foi constatado que em Formiga muitos veículos apresentavam vestígios de adulterações, constatadas durante as vistorias.
Foi aberto um inquérito policial para averiguações e no andamento das investigações concluiu-se que havia um esquema muito bem montado, praticando esse tipo de crime, provavelmente desde a década de 80.
Para a delegada, que falou à imprensa no início da noite dessa terça-feira logo após o encerramento da operação, a quadrilha tem ?braços? definidos de acordo com a ?especialidade? de certas empresas: ?um só cuida da pintura, outro da parte de lanternagem, outros da substituição de peças, outros da compra de veículos sinistrados (acidentados), que pelos danos verificados obtém das seguradoras a condição de perda total e são levados à leilão?.
Havia, inclusive, conforme informou a delegada, oficina e despachante credenciados pelo DETRAN-MG fazendo parte da quadrilha que pode ter mais de um ?cabeça?.
As prisões temporárias (5 dias) terão, por parte da delegada, representação, solicitando que todas sejam prorrogadas de acordo com a lei.
Não está descartado o envolvimento de pessoas de outras cidades, mas nesta fase da operação, devido ao grande número de envolvidos a delegada optou para a continuidade das investigações e averiguações em outros municípios.
A ação contou com o empenho de 40 policiais civis e 10 viaturas e de todos os órgãos de segurança pública que atuam na cidade; Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário, que agiram em conjunto, facilitando todo o trâmite burocrático e legal sem os quais, a operação não teria alcançados o êxito.
Com o grande número de prisões, era grande o número de advogados que aguardavam pelos corredores da delegacia.
Segundo a delegada, o número de pessoas que durante esses anos foi enganado pela quadrilha ao adquirir veículos ?clonados? ou ?adulterados? é grande e no decorrer das investigações, certamente, muitos deles farão parte do inquérito, na condição de vítimas.
A Operação deve continuar nesta quarta-feira, quando novos mandados serão cumpridos.

COMPATILHAR: