O Carnaval de Ouro Preto 2023 promete entregar folia para todos os públicos. Com programação ampla que já começa neste mês de janeiro, na pré-festa, os moradores e turistas vão poder aproveitar desde os cortejos na cidade histórica até eventos fechados com grandes atrações como Luísa Sonza e Ludmilla. A cidade vai receber decoração especial para o tema do festejo do ano: “Carnaval Imperial”, uma homenagem ao bicentenário do título de Imperial Cidade de Ouro Preto concedido por Dom Pedro I.

“Esse título deve ser lembrado e comemorado porque, na época, deu destaque à cidade e fez de Ouro Preto um polo da arte e da cultura”, explica a secretária de Turismo do município, Maria Margareth Monteiro. De acordo com ela, a escolha do tema do Carnaval 2023 rememora uma parte da história de Ouro Preto, quando Dom Pedro I visitou a cidade, que é Patrimônio Mundial pela Unesco.

A expectativa é que a festividade conte com cerca de 65 mil foliões, 30% a mais que a última edição, realizada em 2020. E a intenção é mesmo que o público aproveite o evento público e gratuito. “Nós queremos intensificar o Carnaval de rua. Queremos que o turista e a comunidade saia de casa e venha celebrar a vida”, conta Monteiro. “Afinal de contas, foram dois anos parados, e agora a gente pode, com cautela, viver um pouco a liberdade de transitar pelas ladeiras da cidade”, continua.

A festa começa neste mês, no dia 14, 30 dias antes da data oficial do Carnaval, com a apresentação do samba-enredo e das rainha de bateria das nove escolas de samba registradas, e só termina na manhã da Quarta-Feira de Cinzas. Um retorno já esperado é o da Escola de Samba do Morro Santana, tradicional desde 1957 e que havia parado com as atividades, mas está em processo de reconstrução e volta a tempo do início da folia.

Aos saudosos pelos blocos de rua, como os tradicionais Balanço da Cobra e Zé Pereira dos Lacaios  o mais antigo do país ainda em atividade , a alegria está garantida pelas ruas históricas de Ouro Preto. São 14 blocos já confirmados e a todo vapor. O cortejo oficial começa na quinta, 16 de fevereiro, quando o bloco ‘Vermelho i Branco’ dá a largada. “O público pode esperar por um grande Carnaval”, celebra Monteiro.

Além das atrações públicas, Ouro Preto também vai contar com eventos fechados, com shows de artistas donos dos últimos hits musicais. Luisa Sonza, Ludmilla, Mc Hariel, Turma do Pagode e Dennis DJ são apenas alguns dos nomes já confirmados para os chamados Blocos do Caixão, da Praia, Chapado e Cabrobró. Para facilitar, há a opção de adquirir o passaporte e não deixar nenhuma apresentação de fora. Nesse caso, a cidade faz a vontade do público universitário.

Todas as agremiações receberam um repasse adiantado de R$ 30 mil para a produção dos figurinos, carros alegóricos e demais adereços. No início de fevereiro, com a abertura do orçamento, os blocos de rua também devem receber. Para ajudar no custeio, a prefeitura abriu edital de patrocínio.

O investimento vale a pena, segundo a secretária Maria Margareth, e o lucro é garantido. “O turismo valorizou nos últimos meses”, explica ao contar que de abril a setembro deste ano houve uma recuperação de 6.000 a 8.000 empregos na área. “Já estamos organizando junto ao setor a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes e o que mais for preciso para atender ao grande público que esperamos para o Carnaval”.

Quem escolher Ouro Preto para passar o feriado da folia, vai se deparar com a cidade enfeitada com artesanatos típicos de Minas, como os balaios de bambu, bordados e rendas. “Vamos valorizar o artesanato local com linhas do nosso barroco”, garante Monteiro.

A decoração vai de encontro com o tema do Carnaval, que também deve virar canção. “Ainda não sabemos se vai ser samba ou chorinho, mas a ideia é que a autoria seja de nossos artistas locais e a composição fale da Imperial Cidade de Ouro Preto”, garante.

Pré-programação 

Carnaval de Ouro Preto 2023  ‘Carnaval Imperial’

14/01/2023 – Abertura do pré-Carnaval  Local e horário ainda a definir

Apresentação do samba-enredo e rainha de bateria das nove escolas de samba. Haverá outras apresentações musicais e praça de alimentação.

16/02/2023 – Início do desfile de blocos, com Vermelho i Branco  sai do bairro Rosário e vai arrastando foliões pelas ruas históricas de Ouro Preto  e shows no palco da praça Cesário.

16/02 à 22/02 – Cortejo dos blocos  programação ainda a definir

18/02 e 19/02 – Desfile das Escolas de Samba + avaliação das três primeiras colocadas

18/02 – Bloco do Caixão  início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Ludmilla, MC Hariel e DJ Gbr

19/02 – Bloco Cabrobró  início às 14h, Espaço Folia, presenças confirmadas de Luísa Sonza, Turma do Pagode, Gabriel do Borel e OwnBoss

20/02 – Bloco da Praia  início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Matheus Fernandes, DJ Lucas Beat, Mc Jacaré e Vou Zuar

21/02 – Bloco Chapado  início às 14h, local a definir, presenças confirmadas de Dennis DJ, KVSH e Pixote

Fonte: O Tempo

Comentários
COMPATILHAR: