A Prefeitura de Patos de Minas informou que foi notificada sobre um caso positivo de raiva em um bovino na comunidade de Basílio, no distrito de Areado, no Alto Paranaíba. Inicialmente, o animal foi encontrado morto sem causas aparentes. Depois, foi constatada a doença.
 
Segundo a prefeitura, por conta da confirmação do caso de raiva, foi realizado um bloqueio antirrábico de cães e gatos em um raio de cinco quilômetros do local onde o animal doente foi encontrado.

Durante o trabalho, equipes municipais relataram à população sobre a importância da vacinação dos animais.
 
Ao todo, foram vacinados 326 cães e 111 gatos, e grande parte deles já haviam sido imunizados no segundo semestre do ano passado durante a Campanha de Vacinação Antirrábica. Eles receberam uma nova imunização, conforme orientação dos órgãos estaduais.  
 
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Patos de Minas, Lílian Marinho, a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva é obrigatória.
 
“É importante destacar que a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva passou a ser obrigatória, por conta do proprietário dos animais, embora não seja obrigatória a declaração junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De toda forma, isso muito ajudará para evitar ocorrências como essa”, explicou. 
 
Ainda segundo Lilian, o bloqueio vacinal em cães e gatos é uma das maneiras de erradicar um dos ciclos de transmissão da doença, já que, como foi constatado o caso de raiva na região de Basílio, há morcegos infectados com o vírus na região. 
 
Sobre a raiva 
 
A raiva é transmitida por morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos). O vírus é transmitido quando eles sugam outros mamíferos, como equinos, bovinos, cães e gatos, considerados os animais domésticos como os principais agentes de transmissão para os seres humanos.

A raiva é uma doença grave, com letalidade próxima a 100%. 
 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: