A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (14), operação em Ouro Preto, região Central do Estado, para cumprir um mandado de busca e apreensão para combater fraudes do auxílio emergencial. O mandado foi expedido pela Justiça de Divinópolis contra um homem.

Segundo a investigação, o suspeito é responsável por pelo menos 18 benefícios recebidos por meio de boletos bancários, o que causou R$10,8 mil de prejuízo somente no primeiro semestre de 2020.

A PF avalia que esse valor pode ser ainda maior, já que os dados em questão não contemplam ainda auxílios concedidos no segundo semestre de 2020 e nos anos de 2021 e 2022, o que será objeto de análise posterior.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, as informações iniciais são oriundas da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), mantida pela Coordenação Geral de Polícia Fazendária da PF (CGPFAZ) que reúne dados de comunicações de irregularidades referentes ao pagamento fraudulento do auxílio, após terem sido analisados e confirmados pela Caixa.

As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE) composta por diversos órgãos, que buscam desarticular a atuação de organizações criminosas. “A Polícia Federal continuará a adotar outras ações policiais visando a coibir e apurar este tipo de fraude no Estado. Importante destacar que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições integrantes da EIAFAE. Portanto, orienta-se àqueles que requereram e receberam as parcelas não preenchendo os requisitos do Art. 2º da Lei nº 13.982/2020 que realizem a devolução dos valores, sob pena de estarem passíveis de ter sua ação objeto de investigação criminal”, diz nota da PF.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: