No período de 20 a 24 de junho, as equipes do 2º Pelotão da 7ª Companhia da Polícia Militar  de Meio Ambiente desencadeiam a operação de prevenção em cavidades naturais, na região cárstica dos municípios de Pains, Córrego Fundo e Arcos.

De acordo com a PM, verifica-se a necessidade de coibir a atividade irregular de extração e beneficiamento minerário. Sobretudo, na atividade potencialmente poluidora e degradadora relacionada às lavras, com o intuito de assegurar a salubridade da fauna e flora que possui seu habitat e nicho ecológico intrinsicamente relacionados às cavidades naturais. Bem como ampliar a proteção dos espeleotemas e dos sítios arqueológicos com destaque a pinturas rupestres e existência de artefatos que remontam a história dos povos primitivos que viveram na região.

O foco da fiscalização são os imóveis e empreendimentos instalados em área de influência ou capacidade de ocorrência de cavidades naturais, no escopo do georreferenciamento descrito junto a Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), com dados do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e/ou com descrição junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) e, considerando a existência ou potencialidade de sítios arqueológicos em consonância com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), nos municípios predefinidos.

Assim, a 7ª Companhia PM de Meio Ambiente, como forma de intensificar as fiscalizações das áreas cáusticas com impactos ambientais negativos, executa a Operação Prevenção em Cavidades Naturais, com o objetivo de prevenir às infrações e crimes ambientais em detrimento das cavidades naturais e o ecossistema interconectado, por meio de ações educativas e preventivas junto aos produtores rurais e empreendedores.

Enfatizando a sustentabilidade ambiental e a legalidade do uso das matérias-primas relacionadas à produção, ampliando a malha protetora habitual, devido à demanda maximizada pelo alto potencial produtivo nos municípios.

Dentre as principais cavidades naturais da região que foram fiscalizadas, destacam-se as grutas: Paranoá, Brega, Santuário, Mastodonte, Cristais, Loca Feia, Pedra do Cálice, Alvorada, Éden, Serra Azul, Vaca Queimada, Moranga, Isaías e Dona Ziza. Além dos habituais espeleotemas, foram encontrados nas cavidades naturais estromatólitos (fósseis) e espécimes de sapos de caverna (Ischnocnema karst), espécie endêmica da região e contida na lista oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção.

Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente

COMPATILHAR: