A criançada de Belo Horizonte que gosta de cinema terá quatro fins de semana inesquecíveis nas principais praças da cidade. A Mostra Internacional Itambé de Cinema Infantil terá exibições nos fins de semana do dia 31 deste mês a 23 de fevereiro. Todas as sessões terão entrada franca e serão realizadas em tendas climatizadas e preparadas para receber até 90 pessoas por sessão.
De acordo com Fábio Procópio, diretor de planejamento da Malagueta Projetos Convergentes, o diferencial do projeto é que todos os filmes fogem do cenário comercial tradicional a que o público está acostumado. ?O objetivo é despertar uma sensibilidade mais aberta a produções que escapam aos modelos recorrentes de difusão cinematográfica infantojuvenil, típicos do cinema norte-americano, propiciando ao público o contato com diferentes culturas?, diz.
Serão exibidos 10 filmes dublados nas praças JK, no Bairro Sion (dia 31 deste mês a 2 de fevereiro); Duque de Caxias, Santa Teresa (7 a 9 de fevereiro); Floriano Peixoto, Santa Efigênia (14 a 16 de fevereiro); e na Praça da Liberdade (21 a 23 de fevereiro). Também no programa, distribuição de pipoca e atividades recreativas. Nas sextas-feiras, haverá sessões às 18h e 20h; nos sábados e domingos serão cinco sessões diárias, das 10h às 18h.
Os filmes: ?O sonho de uma noite mágica? (Espanha); ?O homem fósforo? (Itália); ?Manolito quatro olhos? (Espanha); ?O leão da barba branca? (Itália); ?O pequeno Nicolau? (França); ?Patoruzito? (Argentina); ?O cão, o general e os pássaros? (Itália); ?Kiriku e a feiticeira? (África do Sul/França); ?Filhinhos 1? (Argentina); e ?Filhinhos 2? (Argentina).
Pela primeira vez mostra de Tiradentes não tem exibições de películas
Como é tradição, o primeiro sábado da Mostra de Cinema de Tiradentes teve a tarde colorida pelo Cortejo das Artes, realizado anualmente em comemoração ao aniversário da cidade. As atividades começaram com debates sobre a temática deste ano, que trata de processos audiovisuais e também sobre a trajetória do ator Marat Descartes.
A Mostra de Cinema de Tiradentes ainda não tem o seu Palácio dos Festivais, mas a estreia do evento no sistema de projeção em Digital Cinema Package (DCP) não ficou devendo a nenhuma sala do Brasil. ?Acho que o circuito brasileiro está em um processo de transformação muito delicado. Temos que entender como projetar bem um filme digitalmente. Tivemos uma projeção muito cuidadosa aqui?, comentou Marco Dutra, diretor de ?Quando eu era vivo?, filme da abertura.
Emoção
Na sexta-feira (24), a homenagem a Marat Descartes garantiu emoção à primeira noite, coroada com a exibição de um thriller de suspense. Com a presença da família em peso, esposa, filhas, mãe e irmãos, o ator recebeu das mãos do amigo e parceiro de cena Gero Camilo o Troféu Barroco 2014. ?Mãe eu agradeço por você ter apostado em mim e no teatro não como um hobby?, disse à mãe, visivelmente tocado com a cerimônia.
A escolha de ?Quando eu era vivo? para a abertura da maratona cinematográfica foi uma aposta acertada. O longa de Marco Dutra explora um gênero pouco comum no cinema contemporâneo brasileiro, um misto de terror, suspense e fantasia. A estreia no circuito comercial está marcada para esta sexta-feira (31).

COMPATILHAR: