A Prefeitura de Formiga anunciou há alguns dias, a adesão a uma licitação realizada pela Prefeitura de Divinópolis (procedimento conhecido como “carona”) para definir a nova empresa que cuidará dos reparos na rede de iluminação pública. A assinatura do contrato ocorreu no dia 16.
Segundo consta da nota oficial, quatro cidades da região Centro-Oeste se consorciaram no mesmo processo de adesão: Formiga, Carmo da Mata, Pedra do Indaiá e Itapecerica. No ato, o prefeito de Formiga, Moacir Ribeiro, foi representado pelo secretário de Obras, Guilherme Amaral.
A empresa vencedora da licitação foi a KPL e receberá mensalmente, por ponto de iluminação, R$ 3,98, o que totaliza um recebimento mensal da ordem de R$ 33.830 (8.500 x 3,98).
De acordo com o secretário de Obras, a demanda por reparos na iluminação em Formiga já está registrada e, tão logo seja assinada a ordem de serviço, os trabalhos começarão a todo vapor.
Ouvindo o secretário
Segundo o secretário, está em fase final o levantamento das regiões mais críticas e ele espera que na próxima semana, a empresa inicie os reparos. “Este levantamento é necessário porque a demanda é grande e para evitar que a equipe perca muito tempo com deslocamentos”.
Como registrar as reclamações?
Por enquanto, diz o secretário, os serviços podem ser solicitados (reclamações) pelo telefone da Prefeitura – Secretaria de Obras (3329-1800) e ele afirma que está tomando as providências burocráticas para que o atendimento, em breve, passe a ser gerido por um call center.
A empresa manterá três equipes para atender a demanda das cidades envolvidas no processo de adesão e espera atender às reclamações – após resolvidos os problemas estocados com a demanda reprimida há mais de 9 meses, com o call center funcionando, em tempo inferior a 5 dias. A previsão é de se manter na cidade, a presença de equipe pelo menos 3 dias (alternados) por semana.
Economia de R$16 mil/mês
Com a nova empresa, segundo apurado pelo jornal, o município deverá economizar algo em torno de R$16 mil por mês, se for considerado o contrato firmado anteriormente com a empresa Kelluz Construção, Indústria e Comércio, de Goiás, que recebia por ponto R$ 5,80, totalizando R$49.300/mês.
Importante ressaltar que, àquela época (dezembro de 2013), membros da alta cúpula municipal afiançaram em audiências públicas e em diversos pronunciamentos que haveria uma considerável melhoria na prestação dos serviços a um custo bem menor para a municipalidade.
Pode até ser que para o município, o custo tenha diminuído, até porque arrecadou-se desde janeiro a este título, sem que o serviço fosse prestado à população, ainda que, minimamente.
Também é de se estranhar que, decorridos mais de nove meses da tal contratação da Kelluz, agora, venha o município contratar outra empresa, sediada na vizinha Divinópolis e que se obriga a resolver o mesmo e velho problema (manutenção da iluminação pública), a um custo 45% menor.
Realmente, é difícil de se entender tudo isto, mas, acreditem, temos que comemorar e torcer para que tudo dê certo. Afinal das contas, dos males, o menor!
Redação do Jornal Nova Imprensa