A Prefeitura de Poços de Caldas anunciou que vai encaminhar nesta segunda-feira (3), para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei que pretende extinguir o serviço de charretes movidas por tração animal a partir do dia 4 de setembro.
Ainda conforme a prefeitura, também será solicitada junto à câmara autorização para concessão onerosa do serviço de carruagens elétricas.
Projeto e protótipo
Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Poços de Caldas estipulou prazo para mudança do atual serviço de charretes com tração animal por carruagens elétricas na cidade. Na época, o projeto estava em desenvolvimento. A mudança foi marcada para dia 4 de outubro de 2022.
Em julho de 2022, uma audiência pública realizada na Câmara Municipal definiu que o projeto passaria por alterações, portanto, o prazo não valeria mais e apenas um protótipo deveria passar a funcionar. A data prevista para a substituição foi prorrogada para reajuste do projeto.
Três meses depois, em outubro de 2022, a administração municipal apresentou o protótipo das carruagens elétricas. Foram nove meses de trabalho até chegar ao modelo apresentado. O protótipo foi feito em parceria com a DME, PUC Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas.
Até então, nenhum novo prazo havia sido estipulado para início oficial das carruagens elétricas.
Em junho de 2023, a prefeitura informou ao g1 que um edital de licitação para o fornecimento dos veículos conforme especificação estava em desenvolvimento e que a troca poderia acontecer ainda no mesmo ano, o que não ocorreu.
Licitação e propostas
No dia 24 de janeiro deste ano, o edital de licitação para a entrega de nove carruagens foi publicado no Diário Oficial do Município. O documento buscava empresas interessadas em produzir carruagens elétricas para transportar um motorista e quatro passageiros.
Conforme o edital, o equipamento deveria ser fabricado/montado no máximo seis meses antes da entrega efetiva. As carruagens devem ser feitas com estrutura feita em aço-carbono e madeira de lei, estofado com espuma e acabamento em couro, além de iluminação, baú traseiro e cortinas retráteis nas laterais. O início das propostas foi previsto para o dia 8 de fevereiro.
Em resposta a requerimento na Câmara, no dia 21 de maio, a secretaria de Governo informou que um projeto para o fim do uso das charretes estava em elaboração e que no momento o município se concentrava em avaliar o caso de cada charreteiro afetado. Segundo o documento, a licitação para aquisição do veículo teria sido realizada visando a fabricação de acordo com o modelo projetado.
Fonte: G1 Sul de Minas

Foto: Júlia Reis/g1