O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), Natanael Alves Gonzaga, esteve na redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias e falou sobre o andamento do processo de concessão de reajuste anual dos servidores municipais.
O projeto de lei 031/2013que concede revisão anual dos vencimentos/remuneração dos agentes públicos, ativos e inativos, no âmbito do Poder Executivo à razão de 6,05%, nos termos do inciso X do art. 37 da Constituição Federal e inciso I do art. 79 da Lei Orgânica do Município deu entrada na Câmara Municipal, nesta semana, antes mesmo da contraproposta ser apresentada em assembleia dos servidores.
Natanael Alves contou que neste ano o INPC fechou apontando para um reajuste (reposição) de 6,05%. ?O valor foi esse mesmo. A questão que tivemos certa dificuldade é que reunimos com o secretário de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, (Terrinha) e levamos a ele (município),uma proposta de reajuste de 15%. Ele nos disse que não poderia dar mais que o valor do INPC. Levamos isso para a assembleia e pedi a ele [Terrinha] para aguardar. Todos os servidores presentes na assembleia foram unânimes ao não aceitarem esse reajuste. A assembleia aprovou a apresentação de uma contraposta de 10%?.
Ainda de acordo com o presidente do Sintramfor, o chefe de Gabinete sequer esperou a decisão da assembleia e enviou o projeto à Câmara. ?Deu a impressão que nós, do sindicato, desrespeitamos o que decidiu a assembleia. Fomos questionados pelos servidores por conta disso. Passou uma ideia de que tivemos uma negociação por debaixo dos panos e fomos contra a assembleia?, disse.
O reajustede 6,05% aos servidores acarretará aproximadamente um acréscimo de R$227 mil na folha de pagamento, por mês.?A folha está no seu limite, segundo informa o município. Estamos tentando mais uma negociação, um valor que seja dado, no mínimo igual ao concedido as professoras que é de 7,97%, referente ao piso. Aliás, esse piso deveria ter sido pago desde janeiro, o que é de direito do pessoal da Educação, mas, infelizmente, até agora nada! O governo manda esse dinheiro mas eles estão segurando, o que não é de direito deles. Queremos que isso seja respeitado e já pedimos que eles retirassem o projeto lá na Câmara?.
Natanael Alves disse que nesta sexta-feira (5), o chefe de Gabinete dará uma resposta ao sindicato, por escrito, informando sobre o que poderá ser feito em relação ao reajuste dos servidores municipais.
Foi convocada uma assembleia geral para tratar do assunto (AUMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES), para o dia 11, às 17h, no plenário da Câmara. O presidente espera que o maior número possível de funcionários, ali compareça, pois, serão eles, os que estiverem presentes é que decidirão sobre o que fazer: Aceitar o índice oferecido pelo governo, negociar ou até partir para solução mais radical como, paralisação.

Vote em nossa enquete sobre o assunto

COMPATILHAR: