É bom o formiguense se preparar para os dias quentes que vêm aí. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados, já que a previsão é de calor insuportável nos próximos dias.
Segundo a “CNN Brasil”, o portal de meteorologia Climatempo informou que uma nova onda poderá resultar em recordes de calor no Sudeste e Nordeste do Brasil até o dia 18 deste mês. “O fenômeno nas duas regiões brasileiras pode provocar temperaturas que podem ficar de 5 a 7°C acima da média, atingindo 40°C em áreas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí”.
Em Formiga, a temperatura começa a ficar acima dos 30°C nesta sexta-feira (14). Ela vai para 32°C no domingo (16); 33°C na segunda (17); 34°C na quarta, dia 19, e 35°C na quinta, dia 20. Nesse período, não há previsão nenhuma de chuva.
O alívio das altas temperaturas ocorrerá somente no dia 24 de fevereiro, quando as máximas caem para 27°C.
Doenças
Com as temperaturas em alta, algumas doenças surgem com maior frequência. É preciso se manter hidratado e em alerta. Segundo o portal “omronbrasil.com”, as mais comuns são: desidratação, insolação, problemas respiratórios, males na pele, inchaço, alterações na pressão, além de infarto e derrame.
Recomendações para enfrentar o calor extremo
Para evitar riscos das temperaturas altas à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fornece orientações valiosas para encarar os dias mais quentes:
- Evite sair ou fazer atividades físicas nos horários mais quentes do dia – isso inclui a saúde dos pets: não saia para passear com os cachorros nestes horários;
- Mantenha sua casa fresca, abra as janelas à noite para refrescar a casa quando a temperatura externa estiver mais baixa, durante o dia, mantenha janelas fechadas e use persianas para bloquear a luz solar;
- Cuide do corpo e mantenha-se hidratado: use protetor solar, roupas leves e soltas, tome banhos frios e use panos úmidos para refrescar a pele, beba água regularmente (2 a 3 litros por dia) – ofereça água fresca aos animais domésticos e aos de rua, sempre que possível;
- Acompanhe regularmente pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde;
- Proteja bebês, crianças e animais de estimação: nunca os deixe em veículos estacionados;
- Reconheça sinais de insolação: tontura, fraqueza, confusão mental – procure ajuda médica imediatamente, se necessário.
Fonte: O Pergaminho