Na manhã desta sexta-feira (29) foi inaugurado o Procon Regional em Formiga. O órgão agora passa a funcionar na rua Lassance Cunha, 82, no Centro, e atenderá a população de outras duas cidades: Pimenta e Córrego Fundo.

A cerimônia começou com o pronunciamento da coordenadora do Procon Regional, Iara Faria, que falou sobre a união das três cidades para a criação do órgão de defesa do consumidor. “O Procon Regional representa o empreendimento de esforços e cooperação entre Formiga, Córrego Fundo e Pimenta, para criação e efetiva implementação da proteção e defesa dos consumidores desta região. Além de oferecer mais conforto aos consumidores, ele irá proporcionar o desenvolvimento de novos projetos e parcerias. ”

Também fizeram uso da palavra o assessor jurídico do Procon Regional, Aécio Coutinho; a vice-prefeita de Córrego Fundo, JaineCristina Rodrigues, o prefeito de Pimenta, Ailton Costa Faria, a vereadora Wilse Marques e o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, que ressaltou a importância do Procon Regional para as três cidades.

“É muito importante unirmos para buscarmos solução de problemas que são comuns aos consumidores, ou seja, aos cidadãos de Formiga, Pimenta e Córrego Fundo. Essa união demonstra que é possível, de maneira conjunta, os municípios buscarem as soluções, atender as demandas e expectativas dos consumidores e reduzir custos”, comentou Eugênio.

Com a mudança, o órgão contará com mais uma funcionária, Sara Gonçalves, de Córrego Fundo, completando a equipe de quatro servidores. A nova sede do Procon Regional conta com recepção, duas salas de atendimento, a sala da coordenação, a sala da assessoria jurídica e a sala de arquivos, além de uma cozinha.

Segundo Iara Faria, Formiga já cumpria a sua obrigação constitucional de promover uma política municipal de proteção e defesa do consumidor, mantendo o Procon Municipal, apoiando e incentivando a realização de projetos em prol da defesa do consumidor na cidade. “Contudo, para municípios com menor população, como o caso de Córrego Fundo e Pimenta, a manutenção de um Procon é quase inviável financeiramente, ficando os consumidores sem um órgão administrativo ao qual recorrer, no caso de demandas relacionadas às relações de consumo. Nesse sentido, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais/3a Promotoria de Justiça da Comarca de Formiga propôs um acordo entre Formiga, Córrego Fundo e Pimenta para a criação de um Procon Regional, para atendimento dos consumidores desses três municípios.”

Além dos já citados, participaram da solenidade: o procurador de Córrego Fundo Jaime Gaipo; a promotora de Justiça, Clarissa Gobbo; o vereador Flávio Couto; o comandante da Polícia Militar, Wellington Levy; a presidente da Acif, Isabel Pereira; os representantes do Procon de Boa Esperança, a diretora Paula Vinhas, a estagiária Rafaela Brito e o fiscal Dirlei Reis; funcionárias do Procon local; secretários e servidores da Prefeitura de Formiga; representantes do Rotary e além de outros cinvidados.

O funcionamento do Procon Regional será de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de 12h30 às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: