Uma das opções para quem quer ingressar na faculdade são os cursos à distância. Em dois anos a procura por esse tipo de ensino cresceu quase 100% no país. Oportunidade principalmente para quem tem dificuldade em conciliar o horário de trabalho com o dos estudos.
No começo foi difícil. Educadora, Josiane Cristina da Silva teve que se acostumar com a ausência do professor e se esforçou para criar uma rotina de estudos em frente ao computador. Assim como ela, uma geração de universitários está passando pelo ensino superior sem usar o quadro, sentar nas carteiras ou mesmo conhecer os professores. E a turma é grande. Só até o ano passado, 750 mil pessoas.
Os dados são do Censo da Educação Superior e revelam que as matrículas nestes cursos aumentaram 96% nos últimos dois anos. Desde 2004, o crescimento é sempre superior a 40% ao ano. Neste pólo da universidade aberta, que oferece ensino gratuito, eles não costumam fazer volume, mas o número de alunos vai pular de 392 para quase 550 em 2010.
Um mercado em plena expansão. Inclusive entre as universidades tradicionais. Curso virtual que pode garantir um futuro bem melhor, no mundo real.

COMPATILHAR: