A CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com a Academia da Charcutaria, promoveu o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, focado nos pequenos e médios produtores.

A premiação é organizada em três etapas de seleção e classificação dos melhores salames brasileiros, sendo: etapa de júri técnico, etapa de júri popular e análise da história do produto.

A entrega dos prêmios aconteceu na quarta-feira (24) na sede da CNA em Brasília-DF.

A vencedora foi a produtora formiguense Mariana Ribeiro Teixeira, da Beira Mato Charcutaria. O salame tipo italiano produzido por ela venceu a disputa com produtores de todo Brasil.

A Beira Mato é uma pequena salumeria familiar formada pelos irmãos Mariana, responsável pela charcutaria, e Felipe, responsável pela criação dos porcos. Está localizada na zona rural de Padre Trindade, em Formiga. Os porcos utilizados na produção são criados na fazenda e são de raças brasileiras, caipiras. A Beira Mato foi também pioneira no Selo ARTE, tendo recebido os primeiros selos para produtos cárneos no Estado de Minas Gerais.

“Com esses animais fazemos nossa charcutaria baseada no aproveitamento integral do animal, do focinho ao rabo. Por isso, nossa linha de produtos é extensa e busca valorizar ao máximo cada parte do porco. Alguns dos nossos produtos são a linguiça caipira, carne de lata, bacon, salame, coppa, lonza e culatello. Tudo é feito de forma artesanal, à mão, um a um”, informou Mariana.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro Alves, o Serviço de Inspeção Municipal de Formiga (SIM) acompanha e orienta a Beira Mato desde o início do empreendimento. “Para nós é um orgulho ver nossos produtores sendo premiados em diversos concursos nacionais e internacionais. Mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pelo SIM e que estamos no caminho certo”.

Foto: Divulgação/Decom

Fonte: Decom

COMPATILHAR: