O professor-mestre Andrei Pereira Pernambuco e a aluna do 6º período do curso de Fisioterapia Kristiane Guimarães, ambos do Unifor, aproveitaram as férias de julho para darem andamento ao Projeto de Iniciação Científica intitulado: ?Distúrbios do sono: um fator complicador presente na síndrome da fibromialgia?.
Na ocasião, os pesquisadores estiveram no Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a preparação de amostras e análise dos níveis de sulfatoximelatonina na urina de pacientes com fibromialgia.
Segundo o professor Andrei Pernambuco, que cursa doutorado em Biologia Celular pela UFMG, os experimentos foram um sucesso. Ao todo, 160 amostras de urina foram analisadas através de ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e os resultados já estão em banco de dados, aguardando o término da aplicação dos questionários junto às voluntárias, para que sejam conduzidos os procedimentos estatísticos.
O professor-mestre Andrei Pernambuco ressalta que o êxito do projeto se deve em grande parte ao compromisso do Unifor com o desenvolvimento da pesquisa. Ele afirma que a Instituição foi a responsável pela aquisição e importação das quatro placas de ELISA para 6-Sulfatoximelatonina e que, sem esse material, a pesquisa não poderia se viabilizada. Outro ponto destacado pelo professor foi a parceria estabelecida entre as instituições (Unifor e UFMG), que possibilitou o uso do espaço físico e dos equipamentos do Laboratório de Neurobiologia na Universidade Federal.
Para a aluna Kristiane Guimarães, a Iniciação Científica proporciona experiências diferenciadas que acrescentam conhecimento a partir das situações nas quais o aluno se envolve durante o projeto. ?Eu, particularmente, tenho aprimorado minha habilidade na realização de revisões bibliográficas, compreensão de artigos científicos em inglês, obtenção de segurança e desenvoltura em apresentações, prática na aplicação e pontuação de questionários, dentre muitas outras coisas?.
Segundo a acadêmica, que é bolsita no projeto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o aluno que participa da Iniciação Científica se sente mais preparado para lidar com as matérias em sala de aula e, com certeza, apresenta um diferencial em sua formação acadêmica.
Em relação à experiência vivenciada nos laboratórios da UFMG, Kristiane ressalta que foi uma oportunidade ímpar que ela fez questão de aproveitar. ?Além de vivenciar a prática do que havíamos pesquisado no decorrer dos meses anteriores, pude conhecer a estrutura do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, laboratórios, equipamentos utilizados, acompanhar o procedimento, participar e aprender muito em cada uma das etapas. A equipe foi extremamente atenciosa e se prontificou a me passar o máximo de conhecimento possível e a esclarecer eventuais dúvidas. Foi uma experiência que superou as minhas expectativas, que já eram as melhores possíveis?.
Além dos pesquisadores do Unifor, participaram dessa etapa da pesquisa a egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Formiga Natane Moreira de Carvalho, que atualmente cursa mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São João Del Rei; Luana Pereira Leite, que cursa doutorado em Biologia Celular pela UFMG, e as orientadoras da equipe as professoras da UFMG Dra. Luciana de Souza Cota Carvalho e Dra. Débora d?Ávila Reis. Também participaram como voluntárias outras duas alunas do Unifor, Carla de Castro Almeida e Amélia Carolina Rodrigues Souza.
De acordo com o professor Andrei Pernambuco, espera-se que, ao final da pesquisa, seja possível compreender mais precisamente a participação dos distúrbios do sono dentro da fisiopatologia da síndrome. O grupo espera ainda que os achados desta pesquisa possam ser divulgados em um importante periódico de circulação internacional, contribuindo assim para o avanço das pesquisas sobre esta condição tão complexa e heterogênea.

COMPATILHAR: