O projeto “As aventuras de Tutu” retorna à rede municipal de ensino de Formiga nos dias 18 e 19 de setembro. Ao todo, 685 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental receberão gratuitamente o livro “As aventuras de Tutu e sua turma”, da escritora formiguense Carla de Faria. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Pronac 235567).
Palestras com a autora e oficinas de encadernação artesanal com a ilustradora, Carol Macedo, serão realizadas nas escolas Franklin de Carvalho e Paulo Barbosa na quinta e na sexta-feira, respectivamente. O projeto foi executado em Formiga em 2022 e retorna à cidade após uma temporada de sucesso em 18 escolas de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, onde cerca de 3 mil alunos foram atendidos.
Segundo a autora Carla de Faria, “o livro é importante porque incentiva as crianças a cuidarem melhor do seu dinheirinho, para que se tornem adultos mais conscientes de suas escolhas, de forma que saibam que podem alcançar todos os seus objetivos, desde que tenham planejamento”.

Escritora formiguense e autora do livro, Carla de Faria / Foto: Bushido Produções / Divulgação
Sobre a obra
A obra infantil conta a história de Tutu, um menino de nove anos, muito inteligente, educado e amigo de todos. Muito cuidadoso com o seu dinheiro, ele vive, junto de seus amigos Dudu, Bruna e Júlia, as aventuras do conhecimento e a descoberta do valor das finanças para uma vida consciente e responsável. Consumismo, poupança, mesadas e planejamento fazem parte das divertidas histórias dessa turma. O livro traz uma linguagem simples e evita o uso de vocabulário desconhecido ou técnico e conta histórias baseadas no cotidiano dos alunos.
“O projeto promove o encontro de leitores e autores, estimulando a leitura em uma fase decisiva para as crianças. E incentiva, de uma forma muito divertida, a reflexão sobre consumismo, poupança e o valor de trabalhar pelos nossos sonhos”, comenta o coordenador da iniciativa, Guilherme Aragão.
O projeto “As aventuras de Tutu” (Pronac 235567) conta com o patrocínio de Amep, Prodoeste, Arapé, Com Energia, Schattdecor e JMN por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As palestras e oficinas dispõem de medidas de acessibilidade física e de conteúdo.
Palestras
18/09
E. M. Franklin de Carvalho de 7h às 9h
19/09
E. M. Paulo Barbosa de 7h10 às 9h

Foto: Bushido Produções / Divulgação
Fonte: Conrado Moreira