O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (19) que o governo encaminhou com antecedência ao Congresso Nacional o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, já prevendo mudanças no texto.

Segundo o ministro, o objetivo da antecedência foi garantir tempo suficiente para discussão e esclarecimento sobre a medida.

Sabemos que o Congresso vai querer entender melhor e solicitar mais dados. Faremos o mesmo que fizemos com a reforma do imposto sobre consumo, dando todo o suporte técnico para que o Congresso chegue à mesma conclusão ou proponha alterações”, afirmou.

Na terça-feira (18), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, já havia sinalizado que a Casa deve sugerir mudanças na proposta ao longo da tramitação. O relator da proposta ainda não foi definido.

Questionado sobre o prazo para a aprovação, Haddad evitou prever se o projeto será aprovado ainda no primeiro semestre de 2025.

O Congresso tem seu tempo de discussão, e estamos enviando a proposta com antecedência para esclarecer a opinião pública sobre a necessidade de corrigir uma das maiores distorções da economia brasileira”, declarou o ministro.

A intenção do governo é que a isenção seja aprovada neste ano e passe a valer a partir de 2026.

 

 

Fonte: Pedro Nascimento – Itatiaia

 

COMPARTILHAR: