Em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira (19), o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Dimas José Silva, apresentou os seis pré-candidatos a prefeito para as eleições de 2012. Dentre eles, figuram duas mulheres: Joice Alvarenga Borges e Maria Vitória Ramos. Os demais são Adélfio Mendonça de Moura, Maurílio Geraldo de Sousa Leão, Marcos Ferreira da Silva (Marquinho do PT) e Elizaldo Frade (Fradinho). Eles foram indicados pelos membros filiados do partido.
Durante o Seminário Municipal do PT, que reuniu cerca de 80 filiados, neste domingo (18), foram definidas as diretrizes que nortearão os rumos do partido nas eleições municipais de 2012. Conforme a resolução política definida pelo diretório do PT, ?a construção de alianças se dará, preferencialmente, junto com partidos aliados a nível federal, mas não excluirá legendas que se proponham a construir um projeto democrático e popular, que vise dar segmento ao projeto implementado pelo PT desde 2005 na cidade?.
O presidente do PT disse que o prefeito Aluísio Veloso aprovou a indicação dos pré-candidatos. ?O prefeito caminha conosco.
Questionado se já existe alguma aliança partidária, Dimas explicou que estão na fase de conversar e de articular com partidos da base governista, mas que ainda é precoce dizer em uma coligação partidária.
Os pré-candidatos a chefe do Executivo Municipal se mostraram unidos com as diretrizes do partido, os quais chamaram os preparativos para a eleição de 2012 de um ?projeto coletivo?. ?Acima de tudo está o interesse do partido?, disse Fradinho. ?O PT quer continuar governando com renovação, com o apoio do prefeito?, completou Maurílio Leão.
Uma das representantes da mulher na política formiguense, Joice Alvarenga, ressaltou a importância da participação feminina no âmbito político. ?A partir de 2014, 50% dos quadros de direção do partido e de cargos para concorrer às eleições, obrigatoriamente, têm que ser ocupados por mulheres, até mesmo por causa do momento em que o Brasil vive, com a Dilma presidente. São obstáculos políticos que ainda as mulheres têm que vencer. As mulheres hoje são 12% no senado, 8% na Câmara dos Deputados e Formiga nunca teve uma prefeita. São obstáculos que só vamos vencer com o apoio da sociedade?, disse.
Todos os pré-candidatos a prefeito se colocaram favoráveis à ideia de pleitear um cargo na Câmara Municipal, caso não sejam escolhidos para representar o PT nas eleições para chefe do Executivo. ?Quando um petista assume a Câmara Municipal, o trabalho é diferente. Estou à disposição do partido?, ressaltou Marquinho do PT.
Dimas Silva explicou que não há uma data prevista para que o PT escolha um representante para disputar as eleições para prefeito e, até mesmo, a composição de alianças partidárias, cuja decisão poderá avançar até a Convenção Municipal do PT, em junho do próximo ano. ?Muita aliança se forma nas vésperas ou na própria convenção, os partidos vão conversando entre si, e a convenção de acordo com a Justiça Eleitoral e com a Legislação Eleitoral é que se ?bate o martelo? em torno das coligações?, disse Maurílio Leão.
GTE
Também durante o Seminário Municipal do PT, ao indicar os pré-candidatos do partido ao Executivo, o diretório definiu o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que conduzirá todas as ações relativas às eleições de 2012. O grupo é composto por: Adélfio Mendonça de Moura, Aluísio Veloso da Cunha, Altair Ribeiro da Silva, Dimas José Silva, Elizaldo Frade, Joice Alvarenga, José Jamir Chaves, Luís Carlos da Silva, Maria Vitória Ramos, Marcos Ferreira, Maurílio Geraldo Leão, Sudário José Macedo, Túlio Braga Fonseca e Valdeci Nascimento Cunha.
O membro de honra do GTE é o prefeito Aluísio Veloso, ?com papel de destaque na formulação de ações e estratégias eleitorais, visando à construção do projeto 2012/2014?, de acordo com a resolução política do PT.

COMPATILHAR: