Nesta sexta- feira (20), às 9h, na Câmara Municipal, ocorreu a apuração do plebiscito feito nesta quarta e quinta- feira (18 e 19), na praça Getúlio Vargas, das 9h às 17h. O plebiscito tinha como foco saber o que a população pensa a respeito da verba que será investida na reforma de 30 praças da cidade, orçada em pouco mais de R$2,8 milhões.
Compareceram na apuração do plebiscito o presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) e os vereadores José Geraldo Cunha (Cabo Cunha/PMN) e José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM). Os mesmos que idealizaram a votação.
Dentre os 400 votos computados, 329 pessoas votaram não para a reforma das praças da cidade e 62 são a favor das reformas, houve 9 votos nulos.
Os que votaram não para as reformas nas praças tinham como opção apontar uma prioridade para o município. De acordo com a votação, foi comprovado que a população quer em primeiro lugar melhores condições de saúde.
A porcentagem de votação nas outras áreas foi de:
Saúde- 56,87 %
Empregos- 11,42 %
Educação- 8,15%
Calçamento de ruas – 7,92%
Segurança- 6,99%
Abastecimento de Água- 4,66%
Cultura- 2,56%
Meio Ambiente- 1,39%
O presidente da Câmara Municipal, Dr. Reginaldo/PCdoB foi questionado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias sobre o que será feito após o resultado, sendo que a verba destinada para a reforma das praças é carimbada. Segundo o presidente, as providências são duas a serem tomadas. Primeiramente ele disse que os interesses do prefeito Aluísio Veloso/PT está contradizendo a opinião da sociedade. Ele está tendo como prioridade as reformas das praças, carimbando verba, não está ouvindo a população formiguense. Em minha opinião a prefeitura teria que ter feito esta pesquisa, da mesma forma em que a Câmara teve esta iniciativa. Conseguimos desmascarar esta posição tomada pelo prefeito , relata.
Dr. Reginaldo ainda afirma que a Prefeitura não age com democracia perante a sociedade, que o coronelismo, autoritarismo ainda está presente por partes dos governantes na vida das pessoas.
O presidente da Câmara, disse que a segunda providência será tomada na segunda- feira (23), onde haverá uma reunião na Câmara Municipal, para a votação da Lei do Orçamento Anual, programada para 14 de dezembro. Pediremos aos parlamentares para que façam emendas ao orçamento, pois a população necessita, afirma. Segundo o presidente o resultado foi escandaloso. A saúde de Formiga é totalmente precária. Durante a audiência da Prefeitura, fiz várias perguntas sobre o andamento da saúde para a secretária de Saúde e ela não soube responder meus questionamentos , comenta.
O presidente foi perguntado sobre a polêmica veiculada em jornal sobre a votação do plebiscito nas ruas da cidade, que dizia que não iria adiantar em nada. Segundo Dr. Reginaldo, o prefeito conseguiu a verba, mas a população está contra esta medida, de acordo com a votação divulgada nesta sexta. A verba foi destinada pra isso, mas então o prefeito não precisa ir a Brasília, gastar dinheiro público, para com seus próprios interesses, afirma.
Enquete
O portal Últimas Notícias lançou uma enquete com o seguinte questionamento: Os vereadores querem fazer um plebiscito para ouvir a população sobre a reforma das praças da cidade, que estão orçadas em mais de R$2,8 milhões. O que você acha desta iniciativa?.
Segundo o resultado, no final da tarde de quinta-feira (19), quando a edição estava sendo fechada, 48 % dos votantes não concordavam com o plebiscito e marcaram a opção: Acho besteira, pois os vereadores sabem que é verba carimbada do governo federal e não pode ser usada para outros fins. 39 % concordaram com a opção Acho válida a iniciativa dos vereadores, existem outras prioridades do que reformar praças, mesmo com verba carimbada. E 13% ficaram no meio do caminho, e votaram Concordo em partes, pois existem outras prioridades, mas esse dinheiro só pode ser usado em praças e elas precisam mesmo de reforma.

COMPATILHAR: