A Revista CPC, periódico do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP), publicou um artigo do professor Francimário Vito dos Santos na Edição 22. O texto do docente do Unifor-MG tem como título “A política de registro das congadas em Minas Gerais: mobilização, diálogos e descontinuidades em Santo Antônio do Monte/MG”.

Francimário Vito dos Santos explicou que o artigo aborda algumas reflexões provenientes de pesquisas etnográficas realizadas no período de 2014 a 2015, e teve como objeto de investigação as congadas de Santo Antônio do Monte – MG. Além disso, o texto apresenta uma reflexão acerca do processo de Pedido de Registro das Congadas de Minas, conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o professor, as reflexões dizem respeito às implicações e discussões teóricas sobre as políticas culturais de preservação do patrimônio imaterial, cujo foco gira em torno do processo de Pedido de Registro das congadas de Minas Gerais. Ele comentou, também, que são analisados dados obtidos a partir de observações participantes, realizadas durante os diálogos entre os detentores e equipes de pesquisas do IPHAN, em Santo Antônio do Monte.

“Em linhas gerais, o artigo apresenta algumas considerações acerca da condução do processo de mobilização da base social, diálogos institucionais entre estado e congadeiros e possíveis descontinuidades da política”, ressaltou.

 

Doutorado

Sobre a publicação, o docente ressaltou a importância de divulgar para outros pesquisadores o seu objeto e seu contexto de pesquisa, além de possibilitar que outros leitores tenham acesso à produção de conhecimento elaborada na academia. “Penso que o fim da ciência, primordialmente, é socializar o conhecimento, e que somente atinge seu verdadeiro valor quando assume seu objetivo social que é informar”, destacou.

Em relação à trajetória acadêmica, o professor considera uma publicação um dos meios de consolidar a atividade intelectual do pesquisador e disse que esse artigo foi especial por dois motivos. “Por apresentar, ainda que de forma exploratória, a problemática que aprofundarei no curso de Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-MG, e também pelo fato do artigo publicado já fazer menção a nova titulação de doutorando. É muito gratificante iniciar os estudos acadêmicos com um texto já disponibilizado ao grande público sobre o possível objeto de estudo”, considerou.

 

Revista CPC 

De caráter científico, a Revista CPC configura-se como um veículo de discussão e reflexão dedicado à problemática do patrimônio cultural e suas múltiplas transversalidades. Ela tem periodicidade semestral, é editada em formato eletrônico e está organizada em seções: Patrimônio Cultural; Coleções e Acervos; Conservação e Restauração; Resenhas; Notícias e Depoimentos.

Esse já é o segundo artigo publicado do professor no periódico. O primeiro circulou em 2009 na edição 8 e teve como tema a problemática do ofício de rezadeira/rezador a partir da categoria “ofício”, elaborada pelo IPHAN.

Confira aqui a edição da revista.

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: