A apenas 11 dias do primeiro turno das eleições, a internet pode ser uma aliada de quem precisa de uma segunda via do título de eleitor. Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível imprimir o documento para votar.

Vale ressaltar que é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral — ou seja, sem débitos pendentes, como multas e justificativas por não ter votado em eleições passadas, nem pendências relacionadas ao trabalho de mesário ou violações do Código Eleitoral.

Veja, a seguir, qual o procedimento para obter online a segunda via do título de eleitor.

  • Na página do TSE, clique em “Serviços” e escolha a opção “Autoatendimento do eleitor”.

 

Na opção "Serviços", seleciona "Autoatendimento ao Eleitor"

Captura de tela/ Rádio Itatiaia

 

  • Em seguida, escolha “Imprimir título eleitoral” e forneça os dados solicitados: nome completo, CPF ou número do título eleitoral, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai (ou marcar a alternativa “Não consta”, se for o caso).

 

Selecione "Imprimir Título Eleitoral" e forneça os dados solicitados

Captura de tela/ Rádio Itatiaia

 

  • Selecione “Entrar”.
  • Se as informações estiverem corretas, é possível imprimir o documento.

 

Como votar sem o título

Se o processo não der certo por algum motivo, é possível votar mesmo sem o título de eleitor. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho ou identidade funcional emitida por órgão de classe) na seção eleitoral.

Outra opção é usar o e-Título, a versão digital do título eleitoral disponível para Android e para iOS. A ferramenta atende aos eleitores com situação regular perante a Justiça Eleitoral.

 

Fonte: Itatiaia

 

Comentários
COMPATILHAR: