A partir desta segunda-feira (7), pessoas físicas e empresas poderão solicitar o saque dos valores “esquecidos” nos bancos. O agendamento de segunda vale quem nasceu antes de 1968 e para empresas abertas antes desse ano.

Confira o passo a passo para solicitar o saque:

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, de acordo com a data e o período de saque informado na consulta inicial. Quem esqueceu a data pode repetir o processo antes de 7 de março.

Passo 2
Fazer login usando a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver esse nível de acesso, basta se cadastrar ou aumentar o nível no site ou no aplicativo Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) da quantia “esquecida”. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

  • “Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo
  • “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada

Calendário
Para nascidos até 1968 ou empresas abertas antes dessa data, a consulta do saldo residual e o pedido de saque ocorrem entre 7 e 11 de março. Caso o usuário perca a data, haverá uma repescagem no sábado seguinte (12 de março, de 4h à 0h).

Cidadãos que nasceram entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo é de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, pdoerá solicitar o saque de 21 a 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens ocorrerão no mesmo horário, de 4h à 0h.

Quem perder a repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: