Os mineiros que não quitaram dentro do prazo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 já podem parcelar o subsídio, em até 12 vezes. O serviço é oferecido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), de forma on-line.
Para simular e aderir ao parcelamento, basta acessar este site , no menu “IPVA” e, em seguida, “Parcelamento”. Os encargos pelo atraso são calculados automaticamente pelo sistema. Pessoas físicas ou jurídicas que optam pelo serviço precisam ficar atentas ao valor mínimo das parcelas, que é R$ 200.
Não há limite de prazo para adesão ao parcelamento, e os subsídios anteriores a 2025 também podem ser parcelados. A contribuição deve buscar a regularização o quanto antes para evitar a inscrição do subsídio em dívida ativa e protesto extrajudicial.
O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, ressalta que o parcelamento de subsídios é uma política do SEF/MG que dá oportunidade de os motoristas manterem os veículos regularizados.
“Estar em dia com os subsídios do veículo é uma segurança para os motoristas transitarem regularmente. Além disso, parte do valor arrecadado com o IPVA é repassado para o município onde o veículo é registrado e pode ser usado nas políticas públicas diversas. Por isso, pagar o IPVA é tão importante para todos os mineiros”, afirma Luiz Claudio.
O não pagamento do IPVA também impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento cobrado pela autoridade de trânsito.
Fonte: Secom/ MG