O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, disse nesta quarta-feira (20) que o estado vai promover um concurso público com vagas para todos os 19 hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em entrevista ao Bom Dia Minas, ele falou que o estado convocou 15 novos pediatras para atendimento no Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte.

Nos últimos dias, famílias têm denunciado falta de médicos e demora de horas para atendimento na unidade. No sábado (16), durante o dia, não havia pediatras no pronto-atendimento da unidade.

“Está vindo uma demanda aumentada de doenças respiratórias, e a gente percebe que, em volta da Região Metropolitana, especialmente, está com uma falta de pediatra (…) Além do processo seletivo que vocês sempre falam aqui, ontem convocamos 15 novos pediatras do concurso público de 2016, concursados que vão ter carreira na Fhemig e vão, sem dúvida nenhuma, resolver isso logo”, disse.

O secretário também falou sobre mudanças na Farmácia de Minas. De acordo com ele, a previsão é que, em agosto, o serviço seja transferido para um novo local, no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

“A gente está vendo uma forma de abrir mais cedo, mesmo com o atendimento às 7h, para que as pessoas aguardem sentadas, e não em filas. E nós temos um ponto positivo: estamos aumentando o número de medicamentos e o número de pessoas contempladas”.

Baccheretti disse, ainda, que o estado mantém a previsão de desobrigar o uso de máscara em lugares fechados nos municípios a partir de 1º de maio e voltou a reforçar a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente de crianças.

“Nós temos que lembrar aos pais que nós já aplicamos muitas vacinas em crianças, só em Minas foram mais de 40 milhões de vacinas aplicadas e nenhuma morte relacionada. Aqueles que têm medo de dar a segunda dose, não tenham medo. O risco é na doença, não é na vacina. A gente orienta a população para não ter medo e não acreditar em fake news”, afirmou.

Fonte: G1

COMPATILHAR: