O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se reuniu com o ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa, nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto. Antes, o mineiro participou, na plateia, de um evento do Dia da Consciência Negra, no entanto, conseguiu de Lula apenas um aperto de mãos no início da cerimônia. O presidente não recebeu o governador, que se reuniu rapidamente com ministro responsável pela articulação do acordo de Mariana no governo federal.

A vinda de Zema a Brasília ocorreu justamente quando a previsão de uma reunião entre o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar proposta alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) defendido por Zema. O governador mineiro, que estava na capital federal acompanhando do vice, Mateus Simões (Novo), não foi convidado para o encontro, que deve acontecer até está terça-feira (21).

Pacheco sugeriu uma renegociação da dívida de R$ 160 bilhões do governo de Minas, usando a federalização de estatais e o repasse de créditos, como a indenização pelo rompimento da barragem da Samarco, ao governo federal.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPATILHAR: