De 16 a 20 de maio, a Prefeitura de Formiga, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realiza a semana da Luta Antimanicomial. Esse é um movimento social que luta pelo direito das pessoas em sofrimento mental.

Neste ano, a equipe do CAPS II promove uma semana de atividades para sensibilizar a sociedade e o Poder Público sobre os direitos das pessoas em sofrimento mental.

O objetivo deste movimento é o combate a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O CAPS II Formiga é um serviço público, que oferece tratamentos intensivos, semi-intensivos e não intensivos. No tratamento intensivo, são oferecidos atendimentos diários com o objetivo de reinserir o paciente na sociedade. O CAPS tem como atividades: atendimentos individualizados, oficinas artísticas, tratamento terapêutico individual, em grupo, enfim, busca-se oferecer um tratamento humanizado, em detrimento de hospitais psiquiátricos e longas internações.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: