Continuando os trabalhos de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, nesta terça-feira (30), os servidores do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, na Vila Carmelita, o recolhimento de diversos pneus velhos que serviam de criadouros para o mosquito vetor.

No bairro Alvorada, durante as visitas às residências, os servidores cobriram algumas caixas-d’água com tela protetora. Nas ruas do bairro também foi feita a Nebulização Portátil (fumacê costal).

Confira algumas dicas que salvam vidas:

 

  • evite o acúmulo de água: O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bichinho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas-d’água e cisternas.

 

  • coloque tela nas janelas: Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem-sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

 

  • coloque areia nos vasos de plantas: O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que o prato se torne um criadouro de mosquitos.

 

  • seja consciente com seu lixo: Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e rios. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Fonte: Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

Foto: divulgação Decom

COMPARTILHAR: