Uma das principais escolhas que todos vão precisar tomar ao menos uma vez na vida é a de “onde morar”, e com isso, “como pagar por esse imóvel?”. 

Isso ocorre, pois, a moradia interfere diretamente nas finanças familiares e no bem estar dos moradores. 

Diante disso, separamos as principais vantagens e desvantagens de financiar ou alugar um imóvel, para você analisar e tomar a melhor decisão possível para a sua realidade. 

Quer saber mais? Então, leia o conteúdo a seguir! 

 Comprar um imóvel é uma boa opção? 

Adquirir um imóvel possui inúmeras vantagens, como: maior liberdade para reformar, segurança financeira em saber que o imóvel é de sua propriedade – após a devida quitação, etc. 

Além disso, outro item a favor é que você pode utilizar o seu imóvel para fins além de moradia, como por exemplo, utilizá-lo como garantia em um empréstimo e assim, negociar taxas baixíssimas de juros com as instituições financeiras. 

Mas, há também desvantagens, como: possuir pouca liquidez, manutenções recorrentes que aumentam de acordo com a idade do imóvel, atrasos na entrega das obras, juros e CET (Custo Efetivo Total) dos financiamentos, etc. 

Quanto às formas de pagamento, caso opte pela opção de financiamento, fique atento às condições de pagamento, juros e demais taxas (CET) para confirmar se é a melhor opção para você no quesito financeiro. 

E, sabemos que não é a realidade da grande maioria dos brasileiros, mas, caso você possua recursos suficientes, uma boa opção seria adquirir o seu imóvel à vista e não ter os custos extras de um financiamento. 

  Quando vale a pena alugar um imóvel? 

Assim como a opção do tópico acima, alugar um imóvel possui prós e contras, como: 

  • Prós: Menos burocracia para contratar, mais liquidez e flexibilidade para sair quando quiser, parcelas mensais menores, etc. 
  • Contras: Proporciona instabilidade ao locatário, limitações para reformas, etc. 

Então, se você ainda estiver estabelecendo a sua situação financeira, a opção de alugar pode ser mais vantajosa, uma vez que tende a possuir parcelas mensais menores que se adequam mais facilmente ao seu orçamento. 

E, caso opte pelo aluguel, sugerimos que escolha um que possua parcelas mensais inferiores ao valor de um financiamento, e invista a diferença em investimentos diversificados e voltados ao longo prazo. Com isso, é possível utilizar esse montante para adquirir um imóvel à vista sem juros ou taxas extras.  

Mas, para isso, é essencial ter disciplina para investir os recursos todos os meses, ok? 

O que considerar para tomar essa decisão? 

Antes de tomar a decisão de financiar ou alugar o imóvel que você vai morar, leia as principais variáveis que interferem no resultado dessa escolha: 

  • Flexibilidade: A compra de um imóvel é uma decisão com baixa liquidez, ou seja, é mais “rígida”. Enquanto, a escolha por alugar uma residência é mais flexível, uma vez que é possível revertê-la com facilidade e rapidez caso você precise mudar. 
  • Investimento e objetivos a longo prazo: Geralmente, o aluguel mensal será mais barato que a parcela de um financiamento, e se você optar por alugar, investir o excedente entre a parcela do aluguel e do financiamento pode ser uma ótima estratégia. Mas lembre-se de que é preciso ser disciplinado para se comprometer ao aporte mensal dessa quantia para chegar a um montante satisfatório a longo prazo. 
  • Despesas adicionais: Como citamos acima, é necessário saber o CET do seu financiamento para ter certeza de que essa é a melhor opção e de que você terá condições de arcar com todos os custos. 
  • Orçamento: Além dos custos provenientes do imóvel, considere também todos os seus outros gastos mensais e anuais para entender se você possui condições de arcar com todos eles. 
  • Qual a sua vontade?: A questão financeira deve ser levada em consideração, mas é preciso também entender em qual das opções você se sentirá mais seguro e feliz. Até porque sabemos que um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar a casa própria! 

  Conclusão 

Apresentamos acima as principais vantagens e desvantagens de financiar ou alugar um imóvel, mas, ressaltamos que, diante de todos os argumentos apresentados, apenas você saberá qual é a melhor opção de acordo com as suas necessidades, vontades e possibilidades. 

Então, antes de tomar a sua decisão, pondere todas as opções e entenda a melhor para você! 

  

 

COMPATILHAR: