Depois de alcançar o recorde de pontos na história das Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira conhecerá, nesta sexta-feira (1º), os seus três primeiros adversários na Copa do Mundo do Qatar. Marcado para 13h, o sorteio do Mundial pode, inclusive, colocar Alemanha ou Holanda no mesmo grupo do Brasil.

O time comandado por Tite é um dos oito cabeças de chave. Responsável por sediar a Copa, o Qatar também está nessa lista e vai liderar o grupo A. As outras seleções, definidas pelas posições no ranking da Fifa, são: Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal.

O adversário mais forte da Seleção Brasileira na primeira fase do Mundial tende a sair do pote 2. Alemanha e Holanda estão nessa relação, assim como Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça e Croácia.

O Uruguai também está no pote 2, mas, pela regra do sorteio, seleções de uma mesma confederação não podem ficar no mesmo grupo. Isso não é válido apenas para os representantes europeus. Cinco grupos terão duas equipes da Europa, enquanto outros três terão uma. 

O Brasil pode encarar qualquer um dos oito integrantes do pote 3, composto por: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul e Tunísia.

Já o pote 4 não tem todos os integrantes definidos. Por enquanto, estão confirmados: Canadá, Camarões, Arábia Saudita, Gana e Equador (que não poderá enfrentar a Seleção Brasileira na fase inicial).

Repescagem define últimos três participantes

O sorteio será realizado antes da definição dos últimos três participantes da Copa do Mundo, que serão decididos em repescagem.

Na Europa, em função da invasão da Rússia à Ucrânia, o jogo entre ucranianos e escoceses foi adiado. O vencedor desse duelo vai encarar País de Gales pela última vaga da Uefa na Copa do Mundo. 

Uma das outras duas vagas restantes envolve representantes da Concacaf e da Oceania: Costa Rica contra a Nova Zelândia.

Já o Peru, que foi quinto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas, espera a seleção que virá da disputa entre Emirados Árabes Unidos e Austrália. 

Como o sorteio será feito antes do confronto que envolve o Peru e não é permitido duas seleções da Conmebol num mesmo grupo, o Brasil já sabe que não poderá Emirados Árabes ou Austrália se um desses países chegar ao Mundial.

A repescagem intercontinental acontece em junho, em jogos únicos, disputados no Qatar.

A Copa do Mundo começa em 21 de novembro, e o novo campeão mundial será conhecido em 18 de dezembro.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: