Um surto de contaminação no Hospital Santa Rita, em Vitória (ES), levou ao fechamento de um dos três centros cirúrgicos da unidade. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Até o momento, 33 funcionários foram diagnosticados com sintomas semelhantes aos da pneumonia, e outros 12 casos seguem sob investigação.

Segundo a coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do hospital, Carolina Salume, não há risco de transmissão entre pessoas. “A doença é restrita, não há risco para a população em torno do hospital. Todos os casos são de funcionários e acompanhantes que estiveram nesse setor (oncológico). Não acreditamos que seja um novo agente, é um agente conhecido, mas que ainda não conseguimos determinar”, afirmou. Amostras foram coletadas de pacientes e do ambiente, mas os resultados ainda não foram liberados.

A Sesa está conduzindo testes para identificar a origem da contaminação. O secretário de Saúde do estado, Tyago Hoffman, informou que os exames estão sendo realizados na Fiocruz e no laboratório central do estado. “Estamos expandindo os testes para outros tipos de vírus e também para bactérias e fungos. Estamos testando para quase 300 patógenos. Até o fim dessa semana, podemos ter a identificação do agente causador desse surto”, declarou em coletiva.

A ala afetada é responsável por procedimentos oncológicos. O hospital, referência no tratamento de câncer, isolou e higienizou o setor após os primeiros casos, registrados em 19 de outubro. Pacientes imunossuprimidos foram transferidos para outras áreas da unidade.

Seis pessoas seguem internadas, sendo três em unidades de terapia intensiva (UTI) e três em enfermarias. A Sesa divulgará boletins diários com atualizações sobre o caso, sempre às 17h.

Com informações do Metrópoles

 

COMPARTILHAR: