Na última semana, o holandês Marc Stappers esteve presente em várias atividades no instituto Tatame do Bem. Ele mora na cidade de Baarn, 37 km de Amsterdã.
Marc é engenheiro de física da edificação e trabalha no Ministério da Cultura Holandês. Ele é responsável por dar aconselhamentos no tocante à climatização interna e isolamento térmico de prédios tombados e pertencentes ao patrimônio cultural dos Países Baixos e também trabalha com história militar e suas edificações.
Marc é casado com Isabel Beirigo, mineira de Formiga, e foi através dela que ele fortaleceu os laços com o Brasil. Desde que começaram a se relacionar, em 2017, Marc começou a fazer constantes visitas ao Brasil e toda vez que vinha a passeio arrumava um jeito de treinar jiu-jitsu, seu segundo trabalho e esporte do coração.
Faixa preta de terceiro grau, Marc treina jiu-jitsu desde 2005 e, desde 2017, ele tem sua própria academia, chamada MD Fight Academy. Quando ficou conhecendo o projeto Tatame do Bem, em junho de 2019, Marc simplesmente ficou encantado com a abrangência, a importância e a transformação que o projeto proporciona para as crianças de Formiga.
Se no início Marc se sentia um convidado no Tatame, de 2019 até agora seu vínculo com a instituição está cada vez mais forte e hoje ele se sente parte do projeto. Todos os anos Marc visita uma ou mais unidades do Tatame e passa horas treinando e compartilhando técnicas e experiência. O carinho, abertura e receptividade do pessoal do Tatame fazem com que Marc considere a todos amigos do coração e está sempre disposto a participar das atividades e pensar junto nas formas de levar o projeto ainda mais longe de onde chegou.
O final de 2023 trouxe três grandes oportunidades para o Marc. Primeiro, ele pôde visitar a unidade de Pimenta da Associação Cultural Esportiva sem Fronteiras, junto ao professor Naim. Conheceu as crianças do projeto, conversou com todos e ajudou no treino. Depois, o fundador do Tatame do Bem, Rodrigo Assalin, levou Marc para visitar as obras da nova sede do projeto. Marc ficou encantado com a grandiosidade do espaço, o avanço das obras e o potencial que a nova sede trará para o Tatame e todas as crianças que já fazem parte do projeto, assim como aquelas que ainda virão.
Mas o grande e mais emocionante momento foi o Natal do Bem deste ano. Pela primeira vez, Marc teve a oportunidade de estar presente no dia do evento, ajudou a servir as crianças do projeto e se emocionou com a alegria contagiosa de cada uma delas. Cada brilho no olhar ao receber o presente e cada risada das crianças arrancaram dele o mesmo espontâneo sorriso. Assim também se refletia em seus olhos, o orgulho e carinho presente nos olhos de cada pai e familiar das crianças do projeto.
Nas palavras de Marc “eu adoro fazer parte do Tatame do Bem e espero que essa parceria possa continuar por muito, muito tempo”.
Segundo Rodrigo Assalin, “esse tipo de carinho nutrido pelas pessoas que conhecem o trabalho da instituição é uma resposta de que estamos no caminho do bem, não fazemos o que fazemos em busca de reconhecimento, mas quando o reconhecimento acontece de forma natural ficamos muito felizes. O Marc é um ser humano incrível, um verdadeiro presente para o Tatame do bem, ele sempre comenta que seus conhecidos na Holanda ficam curiosos com as novidades e evolução do projeto, somos gratos pelo carinho do Marc e sua esposa Isabel. Pretendo um dia retribuir a visita e conhecer a Holanda”.
Fonte: Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem

Foto: Divulgação/Tatame do Bem