Você sabia que a medicina que hoje conhece só se começou a desenvolver no final do século XIX, inícios do século XX? Antigamente, quando ainda não existiam exames de imagem e a medicina possuía poucos recursos, os médicos tinham apenas duas formas de diagnosticar doentes: apalpar a área do corpo sintomática, ou mesmo abrir o paciente para investigar as causas de doença. Por outro lado, só eram realizadas cirurgias a pacientes em risco de vida, por estas não se considerarem procedimentos seguros.

No fim do século XIX, a tecnologia veio transformar por completo a área da medicina, tendo-se aumentado também a preocupação com a saúde da população no geral. E, ainda no século XX, deu-se uma revolução tecnológica que veio facilitar o diagnóstico de múltiplas doenças,  através do recurso a aparelhos como o Raio-X e o Tomógrafo (entre outros), contribuindo ainda para a prevenção, prognóstico e tratamento de doenças.

Conheça de seguida seis inovações que a tecnologia trouxe para a medicina atualmente.

Internet

A internet é um complexo enorme de informações. Quem nunca pesquisou seus sintomas ou procurou compreender os resultados de suas análises ou exames, na internet, antes da consulta com seu médico?

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019, 50% dos brasileiros usam a internet para esclarecer dúvidas sobre saúde.

É certo que a internet não deve ser usada como um meio de diagnóstico, sendo necessário que vá ao hospital. No entanto, deixa-nos mais alertas e contribui para campanhas de prevenção de doenças, para além de armazenar seu complexo de dados num Prontuário Eletrônico que permite o acesso, do médico e do paciente, a todos os dados clínicos, em qualquer lugar. Do mesmo modo, permite ainda o armazenamento e cruzamento de um complexo de dados médicos de milhões de pacientes, na vertente de análise de Dados, com vista a facilitar o diagnóstico e tratamento de pacientes.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos de saúde que armazenam seu histórico, exames, prescrições e marcações, dispensando a impressão em papel. Do mesmo modo, estes aplicativos permitem que o médico acompanhe seu processo mesmo sem ser em consulta, facilitando também o contato entre os dois.

Se estiver curioso, confira aqui alguns aplicativos usados por médicos no estudo e tratamento de dados clínicos. Para pacientes, pode usar aplicativos como o Saúde Já, do Município de Curitiba, ou o Conecte SUS.

Telemedicina

A telemedicina foi outra inovação na área da saúde, amplamente divulgada com a pandemia de COVID-19. Graças a esta, já é possível agendar videoconsultas com seu médico, sem sair de casa ou do escritório.

Para isso ser possível, foi necessário criar softwares, websites e/ou aplicativos específicos. Sendo estes, à partida, instrumentos seguros, há quem recomende na mesma o recurso a programas de antivírus – como por exemplo, esta lista dos melhores antivírus gratuitos para o Windows -, que protejam o seu computador.

Assim, quando quiser agendar uma consulta com seu médico, solicitar uma segunda opinião ou obter laudos de exames à distância, poderá sempre recorrer a uma videoconsulta, sem custos adicionais.

Bioimpressão 3D

A impressão de órgãos em três dimensões, por sua vez, possibilita a criação de tecidos, próteses e órgãos artificiais criados especificamente para os pacientes que necessitam, considerando suas características anatômicas, sem necessidade de aguardar por sua vez nas incontáveis filas para transplante de órgãos.

Como exemplo, temos a criação de um pulmão artificial para auxiliar pacientes em estado crítico a vencer a Covid-19, no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Cirurgia Computadorizada

A cirurgia robótica (ou computadorizada) consiste num conjunto de procedimentos cirúrgicos, realizados através de computadores, câmeras e braços robóticos, que, não só permitem uma melhor visualização de órgãos e estruturas, como ainda podem auxiliar os médicos em cirurgias complexas e prolongadas (recorrendo, por exemplo aos robôs).

No Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por exemplo, foram realizadas pelo menos 700 cirurgias com robôs entre 2012 e 2015, provando sua importância e eficácia.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial pretende auxiliar os médicos no tratamento de doenças, elaboração de resultados precisos de exames, associação de sintomas, armazenamento de dados e alertas. Nesse âmbito, por exemplo, o Google está desenvolvendo um modelo de IA que permita decifrar a caligrafia médica em prescrições de exames e medicamentos.

Conclusão

A medicina desenvolveu-se muito no último século graças à tecnologia, aumentando a qualidade e a esperança média de vida da população mundial. E estima-se que surjam ainda, nos próximos anos, novas tecnologias revolucionárias.

Se gostou deste artigo, diga-nos qual foi, para si, a melhor invenção tecnológica na área da medicina.

Sara Marques

 

COMPATILHAR: