O fim de semana deve ser de tempo seco e de calor, principalmente à tarde, nas cidades do Centro-Oeste de Minas. A previsão do tempo indica que não há chance de chuva na região entre sexta-feira (8) e domingo (10).

Segundo a professora e climatologista Alcione Wagner, uma grande massa de ar seco tem formado um bloqueio atmosférico na média e alta troposfera, o que impede a passagem de frente fria e dificulta a formação de nuvens.

“Essa massa contribui para que a amplitude térmica alta permaneça entre a sexta-feira e o domingo (10), com as temperaturas ao amanhecer entre 12ºC a 14ºC e, no período da tarde, podendo ultrapassar os 30ºC”, afirmou.

Tempo seco

A especialista também alerta para a umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% a 30% no período da tarde. Esse valor é considerado baixo e pode aumentar o risco de desidratação e a incidência de queimadas.

Chegada de frente fria

Ainda segundo Alcione Wagner, a partir do dia 15 de agosto, a expectativa é que uma frente fria se aproxime da região, o que pode diminuir as temperaturas. Mesmo assim, a chance de chuva é pequena.

Divinópolis

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as madrugadas em Divinópolis devem ter temperaturas próximas dos 8ºC. Durante a manhã, a tendência é que o valor aumente e chegue aos 28ºC no meio da tarde.

Veja as temperaturas previstas para outras cidades da região:

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Bom Despacho 10 ºC 28 ºC
Itaúna 9 °C 27 °C
Pompéu 11 ºC 29 ºC
Nova Serrana 10 ºC 27 °C
Pará de Minas 9 ºC 27 ºC

Fonte: G1

COMPATILHAR: