A revista Time anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), que Donald Trump foi eleito como Personalidade do Ano de 2024. O presidente eleito dos Estados Unidos ganhou o título pela segunda vez na história. A primeira foi em 2016, quando também venceu as eleições no país.
“Durante 97 anos, os editores da TIME têm escolhido a Pessoa do Ano: o indivíduo que, para o melhor ou para o pior, fez o máximo para moldar o mundo e as manchetes nos últimos 12 meses. Em muitos anos, essa escolha é difícil. Em 2024, não foi”, escreveu o editor-chefe da publicação, Sam Jacobs.
De acordo com a revista, a escolha levou em conta o “impressionante retorno político” do republicano, afirmando que a vitória na eleição presidencial foi “histórica em diversos aspectos”. Trump, que assume a Casa Branca em 20 de janeiro, será o presidente mais velho dos Estados Unidos.
Além disso, é a primeira pessoa condenada a ser eleita para comandar o país. O empresário foi condenado por 34 acusações de fraude no caso em que teria comprado o silêncio da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels.
Trump volta ao governo após deixar o cargo, em 2021, quando se recusou a reconhecer a derrota nas urnas para o democrata Joe Biden. Na ocasião, ele acusou o pleito de 2020 de fraude, o que levou à invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, que terminou com ao menos cinco mortos.
Em sua primeira gestão, o republicano enfrentou dois processos de impeachment e foi alvo de diversas ações na Justiça por ter tentado reverter o resultado das eleições. Parte dos processos foi arquivada após ele ter sido reeleito.
Fonte: Estado de Minas