O Unifor adquiriu, recentemente, um manuvacuômetro, aparelho utilizado para medir a força da musculatura respiratória (inspiratória e expiratória). O equipamento ajudará no desenvolvimento de uma pesquisa intitulada ?Avaliação da força muscular respiratória e desempenho cardiorrespiratório em obesos?, orientada pela professora Ywia Danieli Valadares e feita pela aluna do 8o período de fisioterapia, Sylvia de Oliveira Lima.
O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e teve início em março deste ano, com previsão de término para fevereiro de 2012. Segundo a professora Ywia, ?a pesquisa tem como principal objetivo saber se os pacientes obesos têm alteração da força da musculatura respiratória e do desempenho cardiorrespiratório. Caso isso seja detectado, faz-se necessário uma intervenção da Fisioterapia, que determina um tratamento preventivo, já que, tendo tais alterações, esses se tornam mais predispostos a desenvolver doenças respiratórias?, explica.
A coleta de dados terá início, provavelmente, em outubro. Os participantes da pesquisa serão selecionados nos Programa de Saúde da Família (PSFs) dos bairros Água Vermelha, Sagrado Coração de Jesus e Ouro Negro, todos de Formiga. A avaliação dos mesmos será realizada na Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor).
A professora conta que, na clínica, já havia um manuvacuômetro, porém, o aparelho media até 120 cmH2O de pressão. O novo equipamento pode medir até 360 cm H2O, além de ser digital. ?A aquisição facilita muito as pesquisas. Antes, elas eram mais restritas, por causa do antigo aparelho de medida. Tal ação comprova o valor e o incentivo que o UNIFOR dá à iniciação científica, sendo uma Instituição compromissada com o conhecimento e com o constante aperfeiçoamento dos professores e alunos, que trabalham a favor de descobertas e aprimoramentos relacionados à saúde, ao meio ambiente e à sociedade?, diz a orientadora da pesquisa.

COMPATILHAR: