O Centro de Produção de Eventos para Engenharia Agronômica (CPEEA) do Centro Universitário de Formiga promoveu, no sábado (30), o segundo módulo da Trilha do Agro.
A atividade é realizada com a colaboração dos membros dos projetos Nutri Solos e Informa Agro. Na oportunidade, teve o tema “Controle de Qualidade de Sementes”. Participaram alunos de graduação, produtores rurais e profissionais da área da agronomia.
A Trilha do Agro qualifica e forma agentes multiplicadores e promotores dos princípios, fundamentos e práticas agronômicas, proporcionando a transposição do conhecimento, o desenvolvimento dos discentes e profissionais em treinamento e a diversificação e aprimoramento de habilidades e competências.
O treinamento foi oferecido pela empresa Vigor Agroanálises e Consultoria e ministrado pela engenheira agrônoma Thaís Ferreira. A instrutora mostrou a importância do uso de uma semente de boa qualidade, destacando a diferença entre grão e semente, os principais testes de qualidade, conservação, apresentação sobre os insumos no País e as tecnologias utilizadas.
As atividades são desenvolvidas por projetos de extensão do curso de Engenharia Agronômica, supervisionados pela Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro e pela coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro. As ações fazem parte da curricularização da extensão prevista no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024).
Projetos de extensão
O CPEEA tem como objetivo unir empresas com o meio acadêmico, com a comunidade, e, principalmente, com os produtores rurais da região de Formiga. Ele gera conhecimentos e explora novas áreas. Também divulga os aprendizados, princípios e valores de cada empresa parceira. A equipe é formada por discentes do 3º e 5º períodos. São eles: Larissa Ayla Silva Teixeira, Marina de Morais Gonçalves, Cristian Mendonça Rodrigues, Carlos Henrique Cruvinel e Alexandre Junior Rodrigues Costa.
Já o Projeto Nutri Solos conta com Laene Mendes dos Santos, Breno Medeiro Lopes, Adailson Romerio dos Santos, Paulo Henrique Santos de Assis, Cíntia Camila Cunha, Pedro Henrique Silva Oliveira e Layla Maria de Fátima Borges (estudantes do 5º período). O grupo auxilia os pequenos produtores na obtenção de conhecimento e na análise de solo, com coleta de amostras nas propriedades rurais da região. O material é encaminhado ao laboratório para análise dos parâmetros de fertilidade.
Por fim, o Projeto Informa Agro é constituído por Isadora Carvalho Simões e Luciana Rezende de Assis (5º período). Ele visa divulgar projetos e eventos acadêmicos direcionados ao curso de Engenharia Agronômica, além de criar conteúdo semanal para o Instagram, relacionados ao agronegócio, para interagir e ambientar os seguidores sobre o “mundo agro do Unifor-MG”.
Fonte: Unifor-MG