Em menos de 30 dias, o uso da máscara será facultativo em todos os municípios mineiros. A orientação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) devido à desaceleração da pandemia, com redução das mortes e aumento da vacinação contra Covid. A decisão caberá às Prefeituras.

A recomendação não vale para o transporte público. Nas escolas, uma nota técnica da SES ainda será elaborada, levando em conta a imunização das crianças. Atualmente, apenas 64% do público de 5 a 11 anos tomou a primeira dose.

Até 1º de maio segue em andamento a recomendação estadual de que o equipamento de proteção só deve ser dispensado nas cidades que alcançaram 80% da população com o esquema vacinal completo e 70% com a 3ª dose.

Nesse cenário, 151 localidades poderiam retirar a obrigatoriedade nos espaços fechados. Dentre elas, Belo Horizonte. A capital já informou que o assunto está sendo tratado. Em Betim, na região metropolitana, a regra já entra em vigor na próxima segunda-feira.

“Dentro do nosso critério, temos muitos municípios aptos que a gente recomenda que não é obrigatório o uso da máscara em locais fechados. Mas agora a nossa meta, independente da vacinação, é que seja desobrigado a partir de 1º de maio. Fica aqui para a toda população que a gente consiga chamar o mês de abril como o último para encerrar esse momento crítico”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

O titular da pasta informou que o governo considera a queda no número de novos casos, que deve atingir o menor pico em breve, além do avanço da imunização. Em Minas, 8,8 milhões de pessoas tomaram a terceira dose – 53% do público-alvo.

Bacchereti também considerou que a recomendação deve incluir o uso em locais com grandes aglomerações, como no transporte público.

“Há uma expectativa nossa que as escolas não precisem mais, especialmente com o crescimento da vacinação infantil e com aplicação da segunda dose este mês. Mas vamos soltar as notas técnicas, com a expectativa do crescimento da imunização”.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: