Com a última atualização dos termos de privacidade do WhatsApp veio uma novidade. Desde o mês passado, os usuários têm que escolher se aceitam ou não que o serviço compartilhe seus dados com o Facebook.

Na descrição dos novos termos, o WhatsApp avisa o usuário que os números do telefone e o conteúdo das conversas “não serão” repassados à rede social. Mas o Facebook já planeja usar as informações compartilhadas para sugerir sugestões de amizade “mais relevantes” e também anúncios publicitários para quem troca mensagens.

Quem ainda não alterou suas configurações tem até o dia 25 de setembro para rejeitar os novos termos de privacidade. Os novos usuários, contudo, não terão essa opção.

Ao anunciar que mudaria a forma como lida com os dados de seus usuários, em 25 de agosto, o serviço de mensagens informou que as pessoas teriam “até 30 dias para decidir se gostariam de concordar e continuar utilizando o WhatsApp”.

O WhatsApp esclareceu que não será mais possível rejeitar o compartilhamento depois dos 30 dias. Essa é a primeira vez que os termos de uso de dados do WhatsApp são mudados em quatro anos. A mudança está ligada com a venda do serviço para o Facebook.

Como posso mudar minhas configurações?

Existem duas opções. A primeira é para quem ainda não leu o aviso de atualização dos termos. Ao ver exibido o aviso, é preciso clicar na opção “leia” e, caso não queira compartilhar seus dados, e desmarcar a opção e continuar a atualização do sistema.

Quem já aceitou a atualização e desistiu depois tem até o dia 25 para mudar.  Para isso, é preciso entrar no aplicativo, ir para “Configurações ou Ajustes”, em seguida escolher a opção “Conta” e, finalmente, optar por marcar ou desmarcar “compartilhar os dados da conta”.

COMPATILHAR: