A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, realizou, de 1º de agosto a 29 de setembro, a campanha de vacinação antirrábica do ano de 2023.
Foram imunizados, neste ano, 11.923 animais, sendo 10.562 cães (zona rural e urbana) e 1.361 gatos (zona rural e urbana).
Anualmente, a data da campanha de vacinação é estabelecida pelo Ministério da Saúde. Cada município fica com a responsabilidade de adequar a sua programação dentro do período definido pelo Governo Federal.
A vacina antirrábica é a única forma de proteger o animal contra a raiva. O imunizante, que é disponibilizado pelo Governo, fica disponível no município somente durante a campanha. Após o período de vacinação, as doses restantes são recolhidas pela Regional de Saúde.
De acordo com os setores de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, a prioridade de imunização é para os animais da zona rural, por estarem mais suscetíveis a contrair a doença.
Na zona urbana, a campanha é feita de forma preventiva e, anualmente, ocorre em dois sábados, em pontos estratégicos, dentro do período estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Decom