A Secretaria Municipal de Saúde informa à população formiguense que continua no município a campanha de imunização contra a meningite (meningo C).

Todas as Unidades Básicas de Saúde têm o imunizante que está sendo disponibilizado ao público prioritário: pessoas de 16 a 30 anos; trabalhadores da educação que atuam no Ensino Superior; estudantes universitários e trabalhadores da saúde com 16 anos ou mais.

O público prioritário é composto por pessoas que se enquadrem nos critérios mencionados e que não tenham recebido nenhuma dose ou que tenham sido vacinadas com a “meningocócica C” ou “meningocócica ACWY” há mais de cinco anos.

É importante que o cidadão procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para se informar sobre o horário de atendimento. Não há dia específico para a imunização.

 A meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção.

Fonte: Decom

 

 

COMPATILHAR: