A consulta ao ‘dinheiro esquecido’ em bancos pelo site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central (BC) voltou a funcionar nessa terça-feira (28) após quase um ano de paralisação.

É possível fazer a consulta para descobrir se existe algum dinheiro a receber em alguma instituição financeira.

Caso tenha algo a receber, o cidadão vai poder solicitar a devolução do dinheiro a partir de 7 de março. A segunda fase terá cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas – mesmo para aqueles que tenham resgatado algo na primeira fase em março e abril de 2022, na chamada primeira fase.

A paralisação dos servidores do banco em 2022 prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). Neste ano, o SVR tem novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida.

Neste retorno, o BC fez as seguintes mudanças para os usuários:

  • Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber.
  • Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema.
  • Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento.
  • Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
  • Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.

Vale destacar que todas as modificações foram realizadas prezando a segurança, facilidade de uso e conforto das pessoas, principalmente para os usuários de celular.

Atualmente, no SVR estão disponíveis aproximadamente R$ 6 bilhões de valores a receber para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs, referentes a:

  1. contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  2. cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  3. recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  4. tarifas cobradas indevidamente;
  5. parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;

Nesta nova fase, também foram incluídas as seguintes consultas:

  1. contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
  2. contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
  3. outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

É importante ficar atento aos golpes:

  • todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;
  • o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais;
  • somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o cidadão;
  • nunca forneça senhas, ninguém está autorizado a pedir sua senha.​​​

Veja passo-a-passo da consulta e sacar dinheiro esquecido em bancos

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
  3. Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar
  4. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  5. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência,
  6. Se você perder sua data de resgate, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.

Fonte: valorinveste.globo.com

COMPATILHAR: