O vereador Cesar Gordin (Solidariedade), a partir desta quinta-feira (18), vai dividir o expediente na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) entre os trabalhos parlamentares e como professor de boxe.

Em comunicado interno, os servidores e vereadores da Casa foram avisados da oportunidade. Segundo o aviso, as aulas do professor Gordin acontecerão às terças e às quintas-feiras, das 9h às 10h. Quarenta vagas serão disponibilizadas, apenas para servidores e vereadores, e os interessados deverão levar roupas para práticas esportivas e luvas de boxes. As aulas acontecerão no espaço do restaurante interno da Casa.

O vereador é lutador de MMA e professor de artes marciais. Segundo ele, já foi eleito duas vezes o melhor professor de artes marciais de Minas Gerais e participou por mais de 20 anos de um projeto de lutas na Galoucura.  Antes de retornar à Câmara, no mês passado,  Gordim foi secretário de esportes de Santa Luzia e, inclusive, foi o juiz da luta festiva entre o ex-prefeito e deputado estadual Cristiano Xavier com o presidente da Câmara, em 2021.

Procurado, Gordin afirmou que a iniciativa partiu de pedido dos próprios servidores. “Os próprios funcionários da Câmara quando ficaram sabendo que eu dava aula de lutas ficaram interessados. Várias pessoas já estão me procurando. Eu dou aula há 22 anos, já dei aula em vários projetos e academia. Fui eleito como melhor professor de artes marciais em Minas Gerais por duas vezes”, afirmou Gordin.

Questionado sobre o horário, o vereador afirmou que irá pedir para mudar para que não prejudique os trabalhos na Câmara.

Volta à CMBH

Famoso pela ligação com a torcida organizada da Galoucura, do Atlético, César Gordin assumiu o cargo de vereador em BH no último mês. O parlamentar assumiu a cadeira deixada por Uner Augusto (PRTB), que teve o mandato cassado depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o PRTB perdesse a vaga no legislativo municipal. Segundo o tribunal, o partido fraudou a cota de gênero nas eleições municipais de 2020.

O parlamentar, de 39 anos, tem trajetória nas artes marciais e já foi lutador de MMA. Nascido em Belo Horizonte, ele quer continuar com projetos de sua autoria enquanto foi vereador na Casa. Um deles é a inclusão no currículo escolar de aulas de artes marciais e jiu jitsu. Gordin foi suplente na Câmara nas eleições de 2016 e já havia assumido uma vaga de vereador na Câmara em 2019 no lugar de Osvaldo Lopes (PSD), que foi eleito deputado estadual. Em 2020, Gordin recebeu 4.748 votos.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: