A Polícia Civil indiciou um vereador de Passos por fake News contra o então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante as eleições. O inquérito foi concluído e encaminhado nesta quarta-feira (1º) ao Poder Judiciário.

Segundo a Polícia Civil, o vereador divulgava conteúdo falso sobre Lula por meio de panfletos. A investigação teve início há duas semanas após pedido da Promotoria de Justiça local.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que o vereador era o responsável pelo financiamento da compra de panfletos com informações falsas contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva e praticou crime eleitoral previsto no art. 323 da Lei 4737.

A Polícia Civil informou que “o limite da manifestação do pensamento foi extrapolado pelo investigado”. Diante dos fatos, o vereador foi indiciado.

O portal g1 apurou que o vereador indiciado é Luiz Carlos do Souto Junior, o Dentinho (MDB).

Racismo e xenofobia
De acordo com a Polícia Civil, o vereador já havia sido indiciado nos últimos dias por racismo e xenofobia por causa de uma publicação em sua rede social em novembro de 2022, com expressões de caráter discriminatório e preconceituosas ao povo do Estado da Bahia.

Na ocasião, o vereador disse que um dos candidatos à Presidência da República havia assustado os baianos com promessas de emprego e, consequentemente, saiu derrotado naquele colégio eleitoral.

A Polícia Civil entendeu pelo indiciamento do vereador pelo crime do art. 20 da Lei de Racismo, ao considerar sua publicação à identidade regional do povo do Estado da Bahia, acarretando em exposição indevida e discriminatória.

Fonte: G1 Sul de Minas

 

 

COMPATILHAR: