A investigação da PF apontou vínculo entre Tatiana e a facção Bonde dos 40, com atuação criminosa violenta no Maranhão e no Piauí. A vereadora e o marido foram alvos na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral. Alandilson Cardoso foi preso novembro de 2024, suspeito de tráfico de drogas.
Além dos dois mandados de prisão preventiva, agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão e três de afastamento de função pública.
Foram afastados dos cargos a vereadora e pessoas que ocupavam cargos em comissão na Câmara Municipal de Teresina, na Assembleia Legislativa e na Secretaria de Estado de Saúde do Piauí.
As ordens judiciais, cumpridas na capital piauiense e em Timon, no Maranhão, foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral no Piauí.
“A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre candidata eleita ao cargo de vereadora na capital piauiense e expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado”, disse a PF em nota.
“Há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos ilícitos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental”, acrescentou a corporação.
Tatiana foi eleita para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Teresina m outubro de 2024, com 2.925 votos. Em março de 2025, o secretário de Planejamento do Piauí e então presidente municipal do PSB, Washington Bonfim, a afastou da função de secretária-geral do partido e justificou que aguardava os resultados da operação da PF.
Além das medidas judiciais citadas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores.
Durante a deflagração, foi realizada ainda a prisão de uma pessoa que se encontrava com mandado de prisão preventiva em aberto.
Fonte: Renato Alves – O Tempo