A empresa Valor Logística Integrada (VLI), especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, está com inscrições abertas para o programa de trainee.

 Para participar, é preciso ter a graduação concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015. O programa contempla cursos da área de engenharia. O candidato também deve possuir conhecimentos em inglês, informática e total disponibilidade para mudanças. As inscrições estão abertas até 20 de setembro. O formulário está disponível no site da VLI.  

 Integrando as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS) a terminais intermodais e portos, a VLI movimenta cargas de importantes companhias dos setores de agronegócio, siderurgia e produtos industrializados. Para manter o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, a empresa aposta em processos inovadores e conta com uma equipe composta por mais de seis mil pessoas.

Seleção

Os trainees atuarão em áreas de planejamento, manutenção e projetos que englobam as operações ferroviárias, portuárias e de terminais da empresa. Os candidatos devem ser provenientes dos cursos de engenharias de Produção, Mecânica, Processos, Minas, Transporte, Eletrônica, Elétrica, Civil, Metalúrgica, Materiais, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Controle e Automação, Telecomunicações, Energia, Química, Ambiental, Mecatrônica, Naval e Ferroviária.

VLI 2

 O processo seletivo é composto pelas etapas de inscrição, testes on-line, dinâmicade grupo e entrevista com o RH, além de painel de negócios e entrevista com executivos e, por fim, encontro com o presidente da empresa. Em 2014, foram mais de 26 mil candidatos inscritos.

O programa

 O programa Trainee VLI tem duração de 12 meses. Ao ingressar na empresa, o profissional participa de uma ambientação com apresentações elaboradas pelos principais executivos. Com isso, ele pode ter uma visão geral das áreas e da estratégia da companhia.

 A VLI também investe na capacitação do trainee focando nos conhecimentos necessários para atuação no setor. As turmas fazem uma pós-graduação formatada por meio de parceria entre a empresa e uma instituição de ensino. Também são oferecidos treinamentos específicos em técnicas de gestão e desenvolvimento comportamental — ampliando os conhecimentos em temas como liderança, negociação, autodesenvolvimento, pensamento crítico e gestão de conflitos.

 Além desse processo de capacitação profissional, o trainee realizará visitas de campo nas principais unidades da empresa. O “Mochilão VLI” aproxima os jovens do negócio da companhia. Eles têm a oportunidade de ver de perto as locomotivas mais modernas do mundo, acompanhar trechos de algumas viagens na ferrovia e conhecem as estruturas em terminais e portos.

Essas atividades fomentam o projeto que cada trainee deverá desenvolver e apresentar ao final do programa. Os trabalhos que apresentarem os melhores resultados serão premiados com uma pós-graduação na área de atuação final.

Após a efetivação na área, o profissional participa no ano seguinte do pós-trainee, cuja proposta é dar continuidade ao desenvolvimento do jovem, que será preparado para os desafios estratégicos vivenciados pela companhia. Nessa etapa, serão reforçados os contatos com a liderança, além da integração e do alinhamento à cultura VLI, por intermédio de treinamentos.

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: