O Conselho Municipal de Cultura (COMCULT) realizou, essa semana, a primeira reunião no ano de 2022.

Estiveram presentes os conselheiros Brás da Costa Guimarães Júnior (presidente), Alex Sandro Alvarenga Arouca (Secretário de Cultura), Heloisa Silva de Sousa Pinheiro e Itamar da Silva (representantes da Secretaria de Cultura), Wilson Alves Figueira (representante da Literatura), Idelmar da Silva Valadão (representante das Artes Cênicas), Erika Cristina Brisda (representante das Artes Visuais) e Luciano Márcio de Oliveira – Luciano do Gás (representante do Poder Legislativo).

Os conselheiros trataram de diversos assuntos relacionados às políticas públicas da área cultural do município, especialmente, a necessidade de se dar início ao planejamento para realização da Conferência Municipal de Cultura. Nesse evento, o objetivo será captar demandas da sociedade formiguense, que servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. É importante ressaltar que essa é uma ação descrita no Plano de Governo do prefeito Eugênio Vilela.

Outros assuntos também foram abordados, como o calendário de eventos públicos do município, engajamento dos conselheiros na divulgação dos eventos, o projeto “Formiga com Arte” de autoria do vereador Luciano do Gás, dentre outros. Houve, também, a definição do calendário anual das reuniões do Conselho, que são abertas à participação da população. Elas acontecerão na última terça-feira dos meses ímpares do ano (março, maio, julho, setembro e novembro), às 19h30, na Emart.

Na oportunidade, em conformidade com o Regimento do Conselho, o presidente, recentemente eleito para o cargo, fez a escolha da mesa diretora que o acompanhará durante seu mandato. Brás convidou para vice-presidência a Conselheira Erica Brisda; como primeiro secretário, o Conselheiro Idelmar (Mestre Grande, da Capoeira); e como suplente do secretário, o Conselheiro Itamar da Silva. Os três aceitaram prontamente o convite e, assim, assumiram seus novos cargos no COMCULT.

Fonte: Decom

COMPARTILHAR: