A pressa é a inimiga da perfeição, pois é: comer rápido sem saborear ou mastigar bem o alimento, faz com que demore a saciar (encher o estômago) com o alimento, e daí tende a consumir a mais do que o necessário.
Mas o que significa ter fome? É o sentido diretamente relacionado com as necessidades biológicas do organismo, vem quando as reservas de nutrientes e energia estão escassas há uma sequência de efeitos no corpo com o intuito de mandar o “sinal” de que é preciso repor os nutrientes, ou seja, comer. Os sinais de que o que está sentindo é fome são na maioria físicos e fáceis de serem identificados, podendo variar de uma pessoa para outra. Entre os mais comuns exemplos destes sinais estão desconfortos ou até mesmo dores no estômago, sons semelhantes a roncos ocasionados por contrações musculares no estômago e ainda, quando a fome é excessiva, tontura, fraqueza e dores de cabeça podem também ocorrer. Para saciar esses sentidos geralmente consumimos qualquer alimento de nossa preferência, com o principal objetivo de repor o suprimento de energia e nutrientes do organismo. Após o consumo dos primeiros alimentos da refeição esses sinais cessam e a saciedade é promovida.
Já a vontade de comer, também chamada como “fome emocional”, por sua vez é uma sensação não relacionada às necessidades biológicas do organismo, e que na maioria das vezes está associada a características emocionais e psicológicas. Frequentemente a vontade de comer se manifesta como o desejo de consumir um alimento ou tipo de alimento em especifico, como chocolate, batata frita, massas ou doces no geral.
Desde que estejamos engajados e focados em algo e de maneira consciente, ao mesmo tempo, fazer o dito popular: “quem tem boca vai a ROMA” É isso mesmo? Pode fazer o que objetiva e conseguir seus objetivos com clareza e bons fluidos. Faça da tua vontade um motivo para vencer e dar um passo a frente e fazer algo diferente, melhorar o hábito é a cada dia. Ter fome ou vontade são termos que mesmo semelhantes empregam sentidos diferentes. E aí ficará só na vontade? Ou se dedicará para algo diferente, ter FOME de vencer os obstáculos de cabeça erguida! Siga alguns passos que irão te auxiliar:
- Identifique o seu ‘gatilho’
- Não fique em jejum constantemente
- Tenha uma alimentação rica em fibras
- Evite o açúcar
- Coma sem pressa
- Durma bem
- Beba muita água
- Consulte o nutricionista
Atendimentos CLÍNICA VIVER, Formiga-MG – Telefones: 37 3321-3610, 9 8827-3610