O segundo caso da varíola dos macacos no Centro-Oeste de Minas foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES- MG) nessa segunda-feira (22).

Desta vez, o registro foi em Nova Serrana; o primeiro caso na região foi confirmado em Bom Despacho.

O primeiro caso foi confirmado em Bom Despacho no dia 3 deste mês. O resultado positivo foi divulgado pela Prefeitura. Em nota enviada à TV Integração no mesmo dia, a SES-MG confirmou o resultado positivo no município em um homem de 42 anos que era monitorado na ocasião.

Casos suspeitos na região

Pará de Minas foi a primeira cidade do Centro-Oeste de Minas a registrar um caso suspeito da doença, em junho. Entretanto, no dia 30 de junho a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso havia sido descartado. Apesar dessa informação, a SES-MG só oficializou o descarte no boletim do dia 16 de julho.

Um caso suspeito da doença também havia sido registrado no início de julho em Papagaios, mas foi descartado pela SES-MG. A pessoa reside em outro país, segundo o informativo.

Até o dia 3 de agosto, segundo a SES-MG, Pará de Minas e Nova Serrana tinham um caso em investigação cada. O registro de Nova Serrana foi confirmado.

Casos em Minas

Segundo o boletim da SES-MG, até o momento, são 206 casos de varíola dos macacos confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 514 casos foram descartados e há 486 em investigação.

A pasta informou que, o caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito no dia 28 do mês passado. Era um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

Até o momento, há um caso de gestante confirmado. A paciente tem 26 anos e está em monitoramento domiciliar. O restante dos casos confirmados é do sexo masculino, com idade entre 21 e 61 anos. Um paciente confirmado para a doença segue em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Fonte: G1

 

COMPARTILHAR: